Hoje, muito se vê, em jornais e revistas, reportagens mostrando como cresce o número de jovens envolvidos com as drogas. Vai desde de crianças de 10 ou 11 anos até adultos. Mas, o que será que leva esses jovens para esse caminho? Seria a influência dos amigos? Problemas familiares? Insegurança?
Sim. Todos esses fatores podem levar um jovem para o caminho das drogas, por incrível que pareça. Muitos têm problemas familiares e acabam achando nas drogas uma espécie de refúgio, uma maneira de se desligar de todos os problemas. Só que eles não percebem que com isso irão arrumar problemas ainda maiores e quando se derem conta do estrago que a droga faz na vida de uma pessoa, será tarde de mais. O uso de drogas, que em vez de ser apenas uma brincadeira, apenas um refugio torna-se um vício, uma dependência. O pior é que isso não afeta apenas o usuário, mas sim, a todos que estão à sua volta, tanto os amigos como os familiares. Isso acaba desestruturando a família e surgindo cada vez mais brigas e desconfianças, o que faz com que o usuário comece a decair cada vez mais.
Fonte: www.vivaavidalipo.blogspot.com |
Em alguns casos pode acontecer do jovem querer começar um tratamento em uma clínica de reabilitação por vontade própria, mas na maioria das vezes são internados à força pelos familiares, que já estão desesperados sem saber o que fazer. Há casos em que as famílias, por estarem cansadas de tantas tentativas, acabam largando de mão, o que é pior, porque aí o usuário vai paras ruas roubar para sustentar o seu vício.
Enfim, para que isso não aconteça, o melhor caminho é a conversa com os filhos desde pequenos, explicando o tamanho do estrago que as drogas fazem na vida do usuário e de quem está em volta. É mostrando que esse nunca vai ser o melhor caminho para tentar enfrentar ou esquecer os problemas. Pelo contrário, só trará problemas maiores ainda, porque depois que entra nessa é muito difícil a pessoa conseguir reagir e sair do vício.
Karoline Miranda de Lima
2ª 07
0 comentários:
Postar um comentário