Marcadores:

Alguns conselhos de etiqueta e bons modos


Já ouvimos falar “Você não aprendeu boas maneiras, menina?” Quem nunca ouviu falar esta frase ou até mesmo foi motivo da utilização da mesma? Imagine o quanto é desagradável ter que ouvir de alguém que você não aprendeu bons modos ou boas maneiras. 


Fonte da imagem: www.smartkids.com.br
A etiqueta não é muito rotulada entre pessoas de classe baixa, mas para ter etiqueta não precisa muito. O primordial é ter atitudes éticas, junto com a educação. É o básico que aprendemos como: “bom dia", "obrigado", "por favor” e, claro, livrar-se de gírias, porque além de ser uma ofensa para a língua portuguesa, mostra para os outros que você não sabe falar corretamente em situações mais formais.


Ter etiqueta é muito mais que saber usar todos os talheres em uma mesa. Para quem não está muito acostumado com essa tal de “etiqueta”, que até então só conhecia aquela que arrancava das roupas novas, esse pode ser surpreendido com alguma festa que exija um comportamento mais refinado. O ideal é ser educado e discreto. Jamais faça comentário sobre cabelo, se a pessoa emagreceu ou engordou, unhas, roupas, é muito indiscreto e pode colocar a pessoa em uma situação constrangedora. Cuidado com a bebida e evite as mais fortes. Um bêbado, por si só, já é inconveniente, e em uma festa, então, não serão bem-vindos. Apelidos também devem ser evitados no caso de marido e mulher ou casal de namorados, tais como "baby", "amorzinho", "docinho", "queijinho", "doçura", "mimosa", “morzinho” (péssimo), "docinho de pavê", entre outros conforme a imaginação do cidadão.



Fonte do vídeo: You Tube - Boas maneiras

Na hora do jantar, se for uma mesa completa terá um talher para cada refeição, assim como um copo para cada tipo de bebida. Então, para começar a usar os talheres, lembre-se que deve ser sempre de fora para dentro ou opte por observar os outros que já estejam jantando. Se caso encontrar um fio de cabelo na comida  e se você for amigo do anfitrião, retire o fio discretamente, e se conseguir, continue comendo. Nada de ir comentar com outras pessoas e até mesmo com o dono da festa sobre a indelicadeza. Afinal, acidentes acontecem, leve em consideração. 

Cuidado com crianças em festas sociais. Elas nunca se comportam como esperamos. crianças combinam com festas a luz do dia. Se estiver gripado, evite sair de casa e se for a uma festa, evite cumprimentar com beijos e abraços, aperto de mão no máximo. Seja você mesmo, educado, sofisticado, cordial e elegante.

Aprendi essas dicas com uma grande amiga e recomendo porque as pessoas acham ser muito difícil ter bons modos, mas afinal, são simples assim.

Ana Carolina Pereira
Turma 2ª 04

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ter Bons Modos é importante...
    Que tal começar por quem dá exemplo na escola..???
    Não seria melhor.???

Postar um comentário