Marcadores:

Religião: ideologia versus ciência


Artigo de opinião 


A existência de Deus não pode ser comprovada e nem a inexistência do mesmo. Apenas dizer que sente ou não sente a presença de Deus, não significa que ele exista ou não. Há argumentos plausíveis para afirmar a sua inexistência, mas não há como provar.

Fonte da imagem:
http://colgiodoburaconegro.blogspot.com.br
Esse assunto pode ser interpretado como fator ideológico, pois a maioria da população cresce sendo educada para acreditar em Deus, numa força maior, em alguém que criou e controla tudo e todos. Muitos se acomodam com esse ponto de vista, porém, alguns não. Esses são os chamados ateus.
A ciência pode provar o surgimento de muitas coisas, que os religiosos consideram divinas. A mentalidade religiosa é totalmente oposta à científica racional. Consiste em esperar uma resolução milagrosa dos problemas, não indo às causas para acabar com eles. Há falta de valorização da medicina por essas pessoas que veem tudo do modo religioso, deixando assim, seus filhos e familiares morrerem por não aceitarem tratamento médico e esperando por milagres. Tudo isso dentro da lógica da religião, pois se tudo é vontade de Deus, até mesmo as doenças, por que contrariar as vontades do Senhor?

As religiões têm como base as crenças. Poucaspessoas se dão conta de que essas crenças não passaram de uma forma de manipulação das massas nos séculos passados para explicar fenômenos naturais que aconteciam. Mas aos poucos foram surgindo pessoas como Galileu Galilei, que começaram a procurar uma explicação para os acontecimentos. Todos devem saber que quem estudava e ia atrás de provas e argumentos era perseguido pela inquisição, que os denominava de bruxos.

Então, quando uma pessoa está doente ou sofreu algum acidente, ela vai para a igreja rezar ou vai para um hospital receber cuidados de um médico (que estudou, e se aprofundou em assuntos, que na antiguidade, renascimento, podia ser chamado de bruxo)? E agora, quem salva?

A nosso ver, a religião é um meio de fugir das respostas mesmo as mais óbvias. Serve para as pessoas não sentirem que estão vivendo sem razão. Para sentirem uma falsa proteção. É como estar de olhos fechados em um barco que está afundando. Mas só porque você não está vendo, não quer dizer que não está acontecendo. Como diz Karl Marx, “a religião é o ópio do povo”.

Fernanda Pedrini
Karoline Aparecida Adriano Nau
Turma 3ª 04

6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ao meu ponto de vista,hoje já estamos em um mundo moderno certo? pois é é desde então que nos vemos obrigados a deixar a religião e a ciência a medicina que seja entrar em sintonia pois quem somos sem um médico para nos cuidar? ou então em que acreditarmos se não em uma força maior? talvez nosso deus em quem muitos não acreditam.Pessoas certamente deixam para se cuidar em casa achando que se curarão sozinhas, com apenas a força que elas acreditam que vem de Deus, mas não podemos nos deixar levar por tais ocorrências, não critico nem julgo ambas as partes,mas acho que poderiam, todas as pessoas, deixar com que a ciência e a religião entrasse em sintonia!

    Josiane,2°13

  1. helen hammes disse...:

    Sou da opinião que a religião é algo que temos que respeitar , pois nem tudo a ciência explica, cada pessoa acredita no que lhe convem, mas para mim religião seja qual for ajuda as pessoas a encontram "forças" para enfrentar seus problemas se apegando em alguém superior.

  1. Adry . disse...:

    Na minha opinião.. As pessoas na hora de discutir religião, são mó cabeça dura e ficam falando que é tudo uma questão de fé, ou seja, não precisam de evidências nem provas pra acreditar em nada… agora, na hora de discutir sobre os avanços da ciência, ou se o homem foi ou não à Lua, ou se o robô que está agora em Marte é real mesmo, o ceticismo aflora e eles se tornam desconfiados que não se deixam iludir facilmente por conspirações!
    Eu acredito que existe uma força maior entre nós, e que com certeza não precisamos ficar nos privando de viver como a gente quer, mais com certeza a vida não acaba quando morremos, e todos nós vamos pagar pela as coisas que fizemos, se foram boas, receberemos coisas boas, e se fizemos coisas ruims então o nosso destino no fim dessa etapa aqui será ruim.

  1. Fomos ensinados a acreditar em deus, ou em algo divino, superior a nós, que nos "ajudaria" quando nós precisássemos. Mas temos muitos motivos para nao acreditar, já que a ciência prova que muitos dos milagres não são exatamente um milagre. Os mais velhos acreditam de olhos fechados nesses milagres e se tu mostrar que na verdade não é um milagre ela vai dizer que é o demônio que esta tentando fazer sua cabeça, e dificilmente ele vai mudar de idéia, já que ele aprendeu a acreditar fielmente na religião. E assim muitas pessoas acreditam mais por medo do que por concordarem com aquilo. Jéssica 3ª 4

  1. Anônimo disse...:

    A ciência e religião caminham juntas, não é necessário a confirmação científica pra dizer que Deus existe, a História da ciencia mostra que grandes gênios da humanidade como Einsten e Newton tinham crença em Deus e em determinados momentos suas teorias cintíficas eram colocadas em xeque. A respeito da crença , temos que respeitar o sentimento do próximo sem discutir se ela é verdade ou mentira, no entanto a ciência uma teoria tem que ser comprovada pra ter validade ou será refutada.
    Logo milagre não se discute , talvez você passe a acreditar por alguma situação que aconteceça em sua vida , caso contrário ficará achando teorias infundadas para justificar a falta de crença ou a inexistencia de Deus;

  1. Patrick Ramos. disse...:

    Eu como ateu concordo com o texto acima e mesmo sendo ateu ainda tenho minhas duvidas,na realidade acho que nunca vai haver uma prova concreta da existência ou inexistência de um ser superior,seja ele Deus,Alá ou Buda.
    Cada um acredita na sua verdade,no que lhe faz se sentir melhor,eu me sinto melhor acreditando e confiando no que eu posso ver e tenho provas concretas,não acredito em milagres e nem em nada mistico ou ser superior que controla nossas vidas la do céu e se você não acreditar nele ele te manda pro inferno para queimar e sofrer por toda eternidade mas ele te ama,ja como disse George Carlin,mas tambem acho que religião não se discute,então,ficamos novamente nesse empasse.

Postar um comentário