Marcadores:

Desinteresse pela escola: de quem é a culpa?

Reportagem

Vemos todos os dias, durante o horário de aulas, os pátios cheios de estudantes e as salas quase vazias na Escola Maria da Glória. Qual será o motivo de tanto desinteresse dos jovens pelo estudo? Será que isso acontece por falta de professores ou da falta de apetite pelo conhecimento?

Foto: Gizelle Izaltina Paes
Saímos da sala de aula tentando descobrir os motivos e, principalmente, que medidas poderiam ser tomadas, tanto por alunos, quanto por professores e direção, para que este problema seja solucionado.

Tendo conhecimento do problema pelo qual existe esse desinteresse, perguntamos a alguns professores o que eles poderiam fazer para mudar esse quadro. Eles alegam que a escola não tem ou não disponibiliza os recursos necessários para a realização dos projetos. Já a direção, por sua vez, afirma que a solução para os problemas não depende da escola, a burocracia e a falta de verba são os principais fatores para que o uso do laboratório de computação, de química e do data show não estejam sendo utilizados como deveriam. A escola disponibiliza, sim, desses recursos, porém há uma falta de interesse dos professores para que elaborarem projetos que não dependam exclusivamente desses meios.

Foto: Reginaldo A. Carvalho
Já os alunos, a parte que mais deveria se preocupar com essa situação e propor ideias para solucionar o problema, não tem uma posição definida. Alguns creem nos projetos, nos passeios educativos, na mudança de comportamento em sala, para gerar uma relação aluno-professor mais eficaz no ensino, porém não fazem nada para alterar este quadro. Vemos também que os alunos apresentam predisposição à acomodação, ou seja, sem alguém para tomar a iniciativa na realização de atividades variadas, a situação continuará a mesma.

Após ouvir a opinião dos entrevistados, tiramos a conclusão de que ninguém assume a responsabilidade por este problema. No entanto, entendemos que a escola precisa explorar os recursos disponíveis, propor atividades pedagógicas diferenciadas e extracurriculares com o intuito de chamar a atenção do jovem. Concordamos, portanto, com a professora Leidmére, de que a escola deve “trabalhar com projetos que venham ao encontro com assuntos de interesse dos jovens”. Esta é uma ideia que poderia ter bons resultados.

Gizelle Izaltina Paes 
Lucas Luiz Alves
Marília Costa
Scheyla Manes Klein
Turma 3ª 01

9 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muitos jovens acham a escola desinteressante, devido aos métodos de ensino utilizados.Na minha opnião ninguem, isso pode ser melhorado. Pois nao basta garantir o acesso ou criar programas para assegurar que os jovens permaneçam na escola, tem que torna-la interessante, cativante e atrativa. Deveria ter aulas diferenciadas, projetos culturais, ate mesmo uma feira de ciencias ja poderia deixar a escola mais interessante, nao para todos os jovens, mais para a grande maioria. E talvez diminuisse o numero de jovens desinteressados pela escola, e pelas salas de aula.
    Alisson Vinicius Moccelini 3 º 11

  1. Anônimo disse...:

    o jovens de hoje em dia tem desinteresse com a escola ,por que o jeito que é aplicado o ensino nao muda é sempre o mesmo estilo ,nao tem uma atividade diferente como jogos inter-series , feira de ciencia , ate uma olimpiada escolar dentro do colegio , isso ajudaria muitos para que os jovens ficassem interessados pela escola , e nao matassem tanto aula , fugisse tanto da escola , é isso que eu acho .

    Lucas Wollinger 3º11

  1. Anônimo disse...:

    o jovens de hoje em dia tem desinteresse com a escola ,por que o jeito que é aplicado o ensino nao muda é sempre o mesmo estilo ,nao tem uma atividade diferente como jogos inter-series , feira de ciencia , ate uma olimpiada escolar dentro do colegio , isso ajudaria muitos para que os jovens ficassem interessados pela escola , e nao matassem tanto aula , fugisse tanto da escola , é isso que eu acho , e tambem esse interesse pelo estudo nao deve so a escola um pouca o pai e a mae tem que dialogar com o filho tambem .

    Lucas W 3 º11

  1. Anônimo disse...:

    Comentários não foram feitos para repetir o que já esta no texto...

  1. Leidmére disse...:

    Estou muito feliz em ver os alunos discutindo, postando matérias e comentários no blog, acredito que estamos dando os primeiros passos para mudanças e inovações na escola. Vamos ampliar este movimento!!

    Professora: Leidmére

  1. Anônimo disse...:

    Na minha opiniao a culpa é de ambos os lados,a culpa é do aluno por falta de interese ou stres, na mina opiniao na maioria das veses quando um professor tras para os alunos uma aula diferente e intertida a aula é muito mais interresante do que contas gigantes que sao muito dificeis en complicadas.No mundo de hoje que convivemos é muito mais divertido estar nas ruas do que dentro da escola.Onde é nessesario ter estudo onde tudo se cobra um diploma de no minimo ensino médio temos que estudar mesmo que seja muito chato kkk
    aluno:Aldair 3 11

  1. Anônimo disse...:

    O Colégio Maria da Gloria poderia ser mais interessante, pois temos muitos professores bons, mas para mim o que esta faltando é uma direção que administre bem e que insira cultura . Pois quando houve um teatro gratuito, e muito interessante por sinal, a direção simplesmente só cedeu 15 minutos para a apresentação, sendo que não houve nenhum preparo, os figurantes do teatro tiveram que gritar para que os alunos entendessem a mensagem. Resumindo acho que falta um pouco mais de esforço da direção, assim quem sabe os alunos do Maria da Glória criem interesse em estudar!

  1. Anônimo disse...:

    O interesse pela escola pode surgir de várias formas,percebemos durante as entrevistas com os professores que não há como mudar sem ajuda da instituição,a escola,por isso ambos devem trabalhar em conjunto,porque desta forma conseguiremos prender a atenção dos jovens.
    Aluno:Marilia Costa 3 01

  1. Anônimo disse...:

    Escolhi esse tema pois é algo com que convivemos diariamente no colégio M.da Glória.Concordo com um dos comentários acima no qual se diz que o colégio tem meios de tornar a escola interessante.Na minha opinião falta interesse dos superiores em tornar a escola um ambiente atrativo para o jovem.Acho q todos nós estamos esperando isso.


    Scheyla M. Klein 3 01

Postar um comentário