Reportagem
Vemos todos os dias, durante o horário de aulas, os pátios cheios de estudantes e as salas quase vazias na Escola Maria da Glória. Qual será o motivo de tanto desinteresse dos jovens pelo estudo? Será que isso acontece por falta de professores ou da falta de apetite pelo conhecimento?
|
Foto: Gizelle Izaltina Paes |
Saímos da sala de aula tentando descobrir os motivos e, principalmente, que medidas poderiam ser tomadas, tanto por alunos, quanto por professores e direção, para que este problema seja solucionado.
Tendo conhecimento do problema pelo qual existe esse desinteresse, perguntamos a alguns professores o que eles poderiam fazer para mudar esse quadro. Eles alegam que a escola não tem ou não disponibiliza os recursos necessários para a realização dos projetos. Já a direção, por sua vez, afirma que a solução para os problemas não depende da escola, a burocracia e a falta de verba são os principais fatores para que o uso do laboratório de computação, de química e do data show não estejam sendo utilizados como deveriam. A escola disponibiliza, sim, desses recursos, porém há uma falta de interesse dos professores para que elaborarem projetos que não dependam exclusivamente desses meios.
|
Foto: Reginaldo A. Carvalho |
Já os alunos, a parte que mais deveria se preocupar com essa situação e propor ideias para solucionar o problema, não tem uma posição definida. Alguns creem nos projetos, nos passeios educativos, na mudança de comportamento em sala, para gerar uma relação aluno-professor mais eficaz no ensino, porém não fazem nada para alterar este quadro. Vemos também que os alunos apresentam predisposição à acomodação, ou seja, sem alguém para tomar a iniciativa na realização de atividades variadas, a situação continuará a mesma.
Após ouvir a opinião dos entrevistados, tiramos a conclusão de que ninguém assume a responsabilidade por este problema. No entanto, entendemos que a escola precisa explorar os recursos disponíveis, propor atividades pedagógicas diferenciadas e extracurriculares com o intuito de chamar a atenção do jovem. Concordamos, portanto, com a professora Leidmére, de que a escola deve “trabalhar com projetos que venham ao encontro com assuntos de interesse dos jovens”. Esta é uma ideia que poderia ter bons resultados.
Gizelle Izaltina Paes
Lucas Luiz Alves
Marília Costa
Scheyla Manes Klein
Turma 3ª 01
Muitos jovens acham a escola desinteressante, devido aos métodos de ensino utilizados.Na minha opnião ninguem, isso pode ser melhorado. Pois nao basta garantir o acesso ou criar programas para assegurar que os jovens permaneçam na escola, tem que torna-la interessante, cativante e atrativa. Deveria ter aulas diferenciadas, projetos culturais, ate mesmo uma feira de ciencias ja poderia deixar a escola mais interessante, nao para todos os jovens, mais para a grande maioria. E talvez diminuisse o numero de jovens desinteressados pela escola, e pelas salas de aula.
Alisson Vinicius Moccelini 3 º 11