Marcadores:

Um amigo nunca se vai...


Fonte da imagem:
blog.educacaoadventista.org.br
Eu, Carlos, em uma noite fui dar uma volta na praia. Fui pensar na vida e nas coisas que aconteceram e me lembrei de algo que tinha acontecido com o Jean, um grande amigo meu.
Passados alguns dias, fui à sua casa. Chegando lá, bati palmas três vezes e a sua mãe me atendeu. Perguntei se ele estava em casa. Ela respondeu que o Jean havia saído de moto na noite passada e ainda não tinha voltado. Eu estranhei porque Jean não era de sair sem me convidar e muito menos de não voltar no mesmo dia. A mãe dele estava muito preocupada. Ela falou que tinha tentado ligar várias vezes para o celular do Jean, mas dava sempre “fora da área”. Tentei ligar para ele e dava no mesmo. Comecei a ficar seriamente preocupado.
Passaram-se quatro dias e nenhuma notícia do meu amigo. Nesses dias eu não saí do lado de sua mãe. No quinto dia, às 19:25 horas chega a polícia na casa de Jean. Eu estava lá e fui atendê-la perguntando o que havia acontecido. Os policiais, calmamente, explicaram a situação: o Jean tinha sofrido um acidente de moto. Ele tinha se perdido em uma curva e caído em uma ribanceira, não resistindo aos ferimentos.
Quando me falaram levei um choque: meu melhor amigo morto. Na hora, pensei: “o que vai ser de mim e de sua mãe sem o nosso querido Jean”, pois ele era um grande amigo e um filho exemplar. Quando falei para sua mãe ela não conseguiu acreditar que seu único filho estaria morto. Em lágrimas, desesperada, sua mãe disse:
- Onde que você esteja eu vou continuar te amando, meu filho querido.

Thaize Eliane Silva
Turma 1ª 15

Marcadores:

A Escola Maria da Glória disponibiliza ponto de coleta de óleo de cozinha usado

Fonte: www.planeta10.com.br
Ajudar a diminuir a poluição dos rios e córregos e colaborar para a formatura 2012 dos formandos da Escola Profª Maria da Glória são os objetivos desta campanha. Esse óleo deixará de contaminar o meio ambiente e se transformará em recursos financeiros para os formandos.

Os óleos vegetais, embora muitos desconheçam, são grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta. Um litro de óleo de cozinha pode poluir até um milhão de litros de água. A poluição faz encarecer o tratamento da água (até 45%), provoca o entupimento de rede de esgotos e do encanamento de sua casa, o que pode lhe trazer prejuízos no bolso. Que destino você dá ao seu óleo de cozinha usado?

Para você colaborar com o meio ambiente e com os formandos desta escola, basta recolher o seu óleo usado em garrafas PET e trazê-lo até a referida escola. Todo o material recolhido será vendido para a empresa ECO ÓLEO que destina esse material para reciclagem.



Andresa Vieira Machado
Professora de Biologia

Marcadores:

Alguns conselhos de etiqueta e bons modos


Já ouvimos falar “Você não aprendeu boas maneiras, menina?” Quem nunca ouviu falar esta frase ou até mesmo foi motivo da utilização da mesma? Imagine o quanto é desagradável ter que ouvir de alguém que você não aprendeu bons modos ou boas maneiras. 


Fonte da imagem: www.smartkids.com.br
A etiqueta não é muito rotulada entre pessoas de classe baixa, mas para ter etiqueta não precisa muito. O primordial é ter atitudes éticas, junto com a educação. É o básico que aprendemos como: “bom dia", "obrigado", "por favor” e, claro, livrar-se de gírias, porque além de ser uma ofensa para a língua portuguesa, mostra para os outros que você não sabe falar corretamente em situações mais formais.


Ter etiqueta é muito mais que saber usar todos os talheres em uma mesa. Para quem não está muito acostumado com essa tal de “etiqueta”, que até então só conhecia aquela que arrancava das roupas novas, esse pode ser surpreendido com alguma festa que exija um comportamento mais refinado. O ideal é ser educado e discreto. Jamais faça comentário sobre cabelo, se a pessoa emagreceu ou engordou, unhas, roupas, é muito indiscreto e pode colocar a pessoa em uma situação constrangedora. Cuidado com a bebida e evite as mais fortes. Um bêbado, por si só, já é inconveniente, e em uma festa, então, não serão bem-vindos. Apelidos também devem ser evitados no caso de marido e mulher ou casal de namorados, tais como "baby", "amorzinho", "docinho", "queijinho", "doçura", "mimosa", “morzinho” (péssimo), "docinho de pavê", entre outros conforme a imaginação do cidadão.



Fonte do vídeo: You Tube - Boas maneiras

Na hora do jantar, se for uma mesa completa terá um talher para cada refeição, assim como um copo para cada tipo de bebida. Então, para começar a usar os talheres, lembre-se que deve ser sempre de fora para dentro ou opte por observar os outros que já estejam jantando. Se caso encontrar um fio de cabelo na comida  e se você for amigo do anfitrião, retire o fio discretamente, e se conseguir, continue comendo. Nada de ir comentar com outras pessoas e até mesmo com o dono da festa sobre a indelicadeza. Afinal, acidentes acontecem, leve em consideração. 

Cuidado com crianças em festas sociais. Elas nunca se comportam como esperamos. crianças combinam com festas a luz do dia. Se estiver gripado, evite sair de casa e se for a uma festa, evite cumprimentar com beijos e abraços, aperto de mão no máximo. Seja você mesmo, educado, sofisticado, cordial e elegante.

Aprendi essas dicas com uma grande amiga e recomendo porque as pessoas acham ser muito difícil ter bons modos, mas afinal, são simples assim.

Ana Carolina Pereira
Turma 2ª 04

Marcadores:

"Que país é esse?"

Fonte da imagem:
www.discoursgraves.tumblr.com
Crianças que não têm mais infância. Mulheres que vendem seus corpos por míseros trocados. Adolescentes que frequentam a escola do crime de onde saem com diploma de delinquentes, assassinos e ladrões. Deparo-me com um país perdido sujo e hipócrita, que só se preocupa em lucrar em sair ganhando, em roubar. A cor que mais prevalece no Brasil, nesses últimos tempos, é o vermelho, de violência, morte e sangue.


A cada dia vejo o lixo que esse país se tornou. Governantes estão pouco se lixando para quem colocou eles lá em cima onde eles estão agora, para quem acreditou neles. Não, eles não estão nem aí. Muito pelo contrario, estão querendo nos tornar robozinhos da sociedade onde os que têm mais dinheiro e poder mandam e as classes inferiores a eles, obedecem.

Homens batem em mulheres, crianças são estupradas por familiares e o que acontece? Absolutamente, nada. Alguns são presos, mas nada que uma boa verba, propina ou simplesmente cestas básicas e “trabalho voluntários”   não resolvam. E eles voltam a fazer as mesma coisa. 

Vídeo: Montagem: Vítor Willian Serrão 
Música: Perfeição - Legião Urbana

Sem falar no trafico de drogas que praticamente é a "profissão" mais lucrativa de todas. As pessoas que caíram nesse vício acabaram se tornando uma refeição para os traficantes. Esse é o assunto mais comentado em televisões, jornais, rádios. Enfim, não é um problema apenas nacional, mas sim, em quase todo o mundo. E a classe política o que faz? Nada. Só reclamam e reclamam, mas soluções nunca aparecem.

Onde este país vai parar? Encaremos esta realidade. Enquanto  os que governantes nos "dão" o conforto  e o sedentarismo, em troca, nós damos a eles o nosso país para eles fazer o que quiserem.

Karina Sarzi Ribeiro
Turma 2ª 04 

Links relacionados a este assunto:

Marcadores:

Adolescência, a fase do perigo


Fonte da imagem: www.marcelinolp.blogspot.com
Imagine um mundo no qual cada um preocupa-se apenas com a sua forma de viver, sem julgar aos outros. Este é um exemplo de utopia, mas aonde eu quero chegar com esta colocação? Aos motivos de um jovem agir com tamanha irresponsabilidade.

Cada vez mais cedo as crianças estão “tornando-se” adolescentes, e adolescentes pensando que são adultos. O que eu quero dizer com isto? Que ao atingir certa idade as pessoas passam a pensar que são donas de si, quando na verdade o que mede em qual fase da vida a pessoa está é a sua forma de pensar e agir.

Todos os dias, vemos notícias de pessoas mortas, reféns de vícios ou simplesmente por brigas bobas do cotidiano. Quando tratamos do assunto adolescência, é impossível focar em apenas um problema decorrente desta fase. A falta de responsabilidade nos leva a cometer enganos, e de tornar uma “brincadeira” em um erro fatal que pode ter consequências por toda vida.

No decorrer deste texto preferi não aprofundar em nenhum assunto específico porque acredito que devemos alertar os jovens para o perigo em geral. Ao invés de ficar repetindo dados que já estão se tornando monótonos e comuns, devemos buscar mostrar, de forma diferenciada, aos jovens que tudo tem o seu tempo. E este não volta mais. 

Emile Schmueller Ludvig
Turma 2ª 07

Marcadores:

O que a Escola precisa mudar?


Fonte: www.odiario.com
Professores desinteressados com as aulas. Alunos que não respeitam mais e querem fazer o que querem dentro da sala de aula. Constantes mudanças de professores. Falta de novos tipos de estudos na escola. Alunos que sofrem em casa que levam problemas de família para o colégio. Preconceitos entre os alunos. Por estas outras razões a escola da atualidade está perdendo muitos alunos.

Não adianta os professores mudarem os alunos e os pais continuarem os mesmos. Alguns pais mandam os filhos para o colégio porque vai trabalhar e esquece que também tem que ter o interesse de ver como está o seu filho na escola. Por outro lado, há muitos professores que acham que o salário que recebe não vale para "aturar" os alunos e por isso desconta nos trabalhos e provas bimestrais ou simplesmente faltam no trabalho, o que também é muito ruim. 

A Escola tem que se modernizar um pouco, mudar algumas regras - porque muitas delas não são cumpridas. A internet poderia ser um incentivo para chamar a atenção dos estudantes. Deveria existir alguns projetos educacionais para serem realizados com os alunos. Antes das provas de recuperação deveria haver revisão da matéria, passar conteúdos no quadro para que os alunos acostumem a escrever, além de ajudar na escrita como sinais, acentuação, e não apenas ditar ou passar muitos filmes - pois tem gente que não gosta de certos filmes e acaba deixando um pouco de lado. Teria que ter uma bela liderança para colocar em prática um bom ensino e respeito. Não por medo, pois isso não é respeito. 

Todos tem sua opinião, mas se não tiver ninguém para ajudar a melhorar o colégio, não adiantará de nada. Certas opiniões poderiam ser usadas. O estudo não é coisa de se brincar, portanto, deve ter um incentivo tanto dos pais como dos professores para ensinar e respeitar os alunos e tentar ajudar ao máximo.

Fábio Amaro de Araújo 
Turma 2ª 04

Marcadores:

O mistério da floresta macabra


Fonte: www.eleteimou.blogspot.com
Certa vez, em uma noite escura, estava na frente na frente do meu computador navegando na internet. Eram aproximadamente meia-noite e 30 minutos quando meus cachorros começaram a latir muito alto. Peguei uma lanterna e saí de casa para ver o que estava acontecendo. A noite estava tensa e com muita neblina. Olhei para um lado e para o outro e nada. Mas, quando apontei a luz para uma grande floresta que havia a aproximadamente uns 20 metros de minha casa, avistei algo saindo daquela mata, muito rápido e logo desapareceu junto da neblina. Eu estava sonolento não conseguia identificar o que era. Por visto, achei que eram apenas animais selvagens. Depois disso, fui para dentro de casa e dormir. 

 No dia seguinte, na escola, contei para meus amigos e eles curiosos se interessaram pelo acontecimento e decidiram investigar o que poderia ser aquele animal veloz que saiu daquela floresta. À noite, eu e meus amigos nos reunimos por volta das 23:00 horas para entrar na mata. Eu questionei a curiosidade deles e até não queria entrar naquela mata escura, pois estava com um pouco de medo. Mesmo assim, entramos floresta a dentro e não avistamos nada aparentemente de anormal. Ficamos horas ali rondando aquele lugar escuro. Já estávamos exaustos de caminhar e resolvemos ir para casa quando de repente ouvimos um grito assustador vindo da parte mais escura daquela floresta. Eu estava mais à frente dos meus amigos. Olhei para trás, para os lados e não avistei nenhum deles. Saí correndo apavorado achando que podia ser algo sobrenatural, como um espírito, um fantasma ou algo do tipo. Cheguei em casa pálido e tremendo muito. Sentei em uma cadeira e bebi um pouco de água, dando vários suspiros de alivio daquele tremendo susto. Naquela noite não consegui dormir tranquilo e no dia seguinte acordei exausto para ir á escola. Me arrumei e logo saí, pois não costumava faltar às aulas. Chegando à escola, não encontrei nenhum de meus amigos que estavam comigo na noite anterior. No início, achei que apenas tinham faltado, mas depois comecei a ficar preocupado. Chegando em casa fui ligar para eles, mas ninguém atendia o telefone. Então, fui até a casa de um deles e lá fiquei sabendo que todos eles haviam sidos assassinados naquela mesma noite. 

Entrei em desespero. Após alguns meses, entrei em depressão. Os autores dos assassinatos não foram encontrados e o drama ficou como um caso de suspense pela cidade toda. Então meus pais decidiram mudar de cidade para ver se eu esquecia tudo o que tinha acontecido. Três longos anos se passaram e voltei à cidade, na minha antiga casa. Eu já estava um adulto mais maduro, sem medo e decidido a investigar pessoalmente a causa da morte dos meus colegas. Entrei na mesma floresta, circulei por horas e muito cansado decido sentar, quando ao meu lado avistei algo como uma parte de um caixão desenterrado. Curioso, eu acabei desenterrando-o e abri. Dentro do dele havia o corpo de uma jovem moça, que já estava em decomposição e cheirando mal. Ao lado dela havia um porta-joias, mas estava aberto e vazio. Apressadamente, saí daquela mata e fui diretamente informar na delegacia mais próxima. Levei os policiais até o local e eles, por si, reconheceram de quem seria aquele corpo. Aparentemente, era da filha de um coronel dono de uma grande fazenda, na qual se criava gado e que ficava próxima da cidade. Os policiais explicaram que ela já estava desaparecida há três anos.

Fonte: www.mudesuaparede.blogspot.com.br
No dia seguinte acompanhei os policiais até a casa do pai da garota morta, os quais ficaram apavoradamente surpresos. Quanto à caixa de joias vazia ninguém sabia de nada. Muito curioso decido investigar mais sobre a vida daquela falecida garota e acabei descobrindo que, em segredo, ela participava de uma religião literalmente macabra, onde faziam sacrifícios humanos e que aparentemente ela havia sido sacrificada em um ritual. Porém, o que me deixou mais surpreso foi ter descoberto que os meus amigos haviam sido assassinados por terem visto a pratica desta religião proibida. 

Fiquei investigando meses a prática dessa religião e descobri que a mesma existia há séculos naquela mesma cidade, mas que havia sido extinta há alguns anos. Em certo dia achei documentos e escrituras antigos em uma velha casa, onde acabei descobrindo os locais  sagrados dessa religião onde se praticavam esses sacrifícios absurdos. Eram locais totalmente inimagináveis e muito difícil de chegar até lá.  Alertei à policia sobre a descoberta e fomos até esses locais e acabamos dando de cara com um grupo de pessoas seguidoras dessa religião. Todos foram detidos a tempo de evitar mais sacrifícios tanto de animais como de humanos.

Estava tudo esclarecido. Os criminosos tinham sido presos, todos os corpos de pessoas sacrificados foram encontrados e suas identidades descobertas após meses de investigações policiais. Enfim, eu me senti como se a justiça tinha sido feita  em nome de meus amigos. Eu voltei a morar em minha antiga casa superei todos os traumas e continuei levando a minha vida tranquilamente.


Leonardo Martins
Henrique Alves da Cunha
Turma 1ª 14 

Marcadores:

Os jovens e sua relação com as drogas

Hoje, muito se vê, em jornais e revistas, reportagens mostrando como cresce o número de jovens envolvidos com as drogas. Vai desde de crianças de 10 ou 11 anos até adultos. Mas, o que será que leva esses jovens para esse caminho? Seria a influência dos amigos? Problemas familiares? Insegurança?





Sim. Todos esses fatores podem levar um jovem para  o caminho das drogas, por  incrível que pareça. Muitos têm problemas familiares e acabam achando nas drogas uma espécie de refúgio, uma maneira de se desligar de todos os problemas. Só que eles não percebem que com isso irão arrumar problemas ainda maiores e quando se derem conta do estrago que a  droga faz na vida de uma  pessoa, será  tarde de  mais. O uso de drogas, que em vez de ser apenas uma  brincadeira, apenas um refugio torna-se um vício, uma dependência. O pior é  que isso não afeta apenas o usuário, mas sim, a todos que estão à sua  volta, tanto os amigos como os familiares. Isso acaba desestruturando a família e surgindo cada  vez mais brigas e desconfianças, o que faz com que  o usuário comece a decair cada vez mais.



Fonte: www.vivaavidalipo.blogspot.com

Em alguns casos pode acontecer do jovem querer começar um tratamento em uma  clínica de reabilitação por vontade própria, mas na maioria das vezes são internados à força pelos familiares, que já estão desesperados sem saber o que fazer. Há casos em que as famílias, por estarem cansadas de tantas tentativas, acabam largando de mão, o que é  pior, porque aí o  usuário vai  paras  ruas roubar para sustentar o seu vício.


Enfim, para que isso não aconteça, o melhor caminho é a conversa com os filhos desde pequenos, explicando o tamanho do estrago que as drogas fazem na vida do usuário e  de quem está em volta. É mostrando que esse nunca vai ser o melhor caminho para tentar  enfrentar ou esquecer os problemas. Pelo contrário, só trará problemas maiores ainda, porque depois que entra nessa é muito difícil a pessoa conseguir reagir e sair do vício. 

Karoline Miranda de Lima
2ª 07

Marcadores:

É justo discriminar alguém pela cor da pele?


A discriminação é um modo de inferiorizar alguém por causa de sua diferença de raça (cor da pele). Então, será que a cor da pele que temos interfere em nosso caráter? Pessoas brancas têm mais direitos que alguém negro nesta sociedade moderna? 

Fonte: www.riozinho.net
O racismo existe há muitos anos e se fortaleceu com Adolf Hitler. Ele afirmava que pessoas brancas eram superiores às que têm pele negra. Será que ele estava certo? Naquela época os alemães acreditavam que sim, porém, não sei como puderam concordar com Hitler. Ninguém pode ser melhor simplesmente por ter a pele clara, isto não mostra qual é o caráter da pessoa. 

Ainda hoje existem casos de discriminação racial. Há ainda pessoas como o psicanalista e professor universitário, Heverton Octacílio de Campos Menezes, por ter chegado atrasado a uma sessão em um cinema, queria passar na frente dos outros. Quando a funcionária disse que ele teria de esperar para ser atendido, ele, para ofendê-la, disse que o lugar dela não era ali, lidando com gente, mas sim, ela deveria estar na África, cuidando de orangotangos. Atitudes como esta nos mostram que a discriminação racial ainda está longe de ser superada em nossa sociedade.

Devemos mostrar às pessoas racistas o quanto essas ofensas podem magoar profundamente as suas vítimas. Pois essas pessoas quando são discriminadas sofrem certo isolamento podendo ter como consequência a violência. Ninguém tem direito de tratar com desprezo e ofender alguém, por motivos fúteis, como a cor de sua pele e suas diferenças.

Helen Hammes
2ª 04

Marcadores:

Greve dos professores: quem sai ganhando?

A greve dos professores tem sido um assunto bastante polêmico de uns tempos para cá. Tudo se deu início quando os professores resolveram lutar pelo piso salarial.

Fonte da imagem: www.presoporfora.blogspot.com
A minha opinião sobre isso é que temos que ver os dois lados da moeda: o do professor, que fica sem o salário merecido e do aluno, que fica sem o conhecimento. Como aluna, me sinto bastante prejudicada, ainda mais nos tempos de hoje em que o estudo e o conhecimento são uma das coisas mais preciosas que temos. 

Nós alunos, ficamos praticamente de mãos atadas. Mas ao mesmo tempo, tento me colocar no lugar de um professor. Imagine só, levar vários anos de estudo, trabalhar várias horas por dia tentando passar o conhecimento da melhor forma possível, de certa forma, levar o trabalho para casa, e ainda não receber pelo merecido? Nesse meio não há quem saia ganhando. 

Como mudar isso? Bom, acho que tudo depende de quem votamos. Temos que ter responsabilidade e sabedoria na hora do voto. Pesquisar sobre em quem iremos votar, por exemplo, verificar o que a pessoa que vai participar da eleição já fez pela cidade, para que dessa maneira ninguém saia perdendo.

Lílian dos Santos Coelho
2ª 04

Marcadores:

Um pouco sobre o homossexualismo

Fonte da imagem: www.blogdoserido.com.br
De um lado, pais descontentes que não aceitam o filho em saber que este é um homossexual. De outro, a sociedade julgando e recriminando alguém pela escolha de sua sexualidade, não vendo como a pessoa se sente ou irá sentir ao descobrir o que realmente quer para sua sexualidade.

Os pais ficam descontentes com os filhos homossexuais porque não querem um filho ou filha gostando de uma pessoa do mesmo sexo. Muitos desses pais não aceitam a condição que os filhos escolhem e assumem o que realmente querem ser.

E a sociedade, no geral, por que ainda discrimina tanto o homossexual? É por falta de informação sobre este assunto? A sociedade faz isso porque ainda existe aquela velha expressão de que homem e para ficar com mulher e assim por diante. Não é por falta de informação porque os filhos explicam como é o relacionamento deles. Na realidade, é puro preconceito.

O homossexualismo é tratado como doença por muitas pessoas, mas os homossexuais são apenas pessoas normais, alegres, simpáticas e trabalhadoras. Às vezes, julgamos as pessoas sem as conhecermos. Queremos falar sobre o assunto e não nos informamos sobre ele. Não procuramos algo que nos faça entender a questão para ajudar o filho, a amiga ou parente  que esteja vivendo essa situação.

A homoafetividade não consiste apenas em um casal do mesmo sexo, mas sim, de pessoas que se amam e são felizes juntas. O que as pessoas pensam sobre elas não importa , Afinal a vida é assim: para ser vivida e ser feliz.


Aline da Glória Ramos
2ª 07

Marcadores:

Vantagens e desvantagens dos meios de comunicações da atualidade

Fonte da imagem: 
As possibilidades de comunicação vêm crescendo cada vez mais de modo rápido, inteligente e inovador. 


Primeiro foi o rádio, que era a “sensação do momento”, mas pelo caso de só poder ouvir, criaram então a televisão, que agora além de ouvir poderia ver a imagem transmitida. Depois veio o computador e com ele a internet, sendo possível enviar ou receber informações ou recados, fazer pesquisas, ver fotos e imagens, assistir a vídeos etc. E então foram criadas através da internet as redes sociais, que são o fascínio de jovens e adolescentes, e também cada vez mais uma realidade para os adultos. Essa “onda” está se alastrando em geral, pois vai chegar o momento em que velhos, crianças e  pessoas de todas as idades estarão usando, em breve e em poucos anos. 

Fonte da imagem: 
www.vsonecsg.blogspot.com
Entre as coisas legais nas redes sociais: é que você pode receber mensagens e recados e também enviá-las, falar com amigos, parentes ou pessoas que estejam longe ou perto de sua localização, dá para expressar uma ideologia, opinião ou uma filosofia. Porém, apesar destas e de outras possíveis vantagens desses meios de comunicações modernos, existem perigos que precisam ser observados, pois, nem sempre se sabe com quem está falando realmente. Você pode receber mensagens que sejam vírus, sua conta pode ser hackeada, também é perigoso deixar informações pessoais como o número de telefone ou celular, endereço de sua casa etc. Podemos desfrutar de todas as redes sociais, mas com cautela e sabedoria.

Todos os meios de comunicação foram feitos para o nosso conforto e bem estar, mas quando é usada de maneira seguro e racional. Entretanto, pode se tornar uma arma letal, quando não é usada de uma forma consciente.  
  
Matheus da Silva Amaral Vieira
2ª 08

Marcadores:

Gravidez na adolescência: como evitá-la?


O tema em destaque está muito comum na atualidade, pois cada vez mais esse problema vem aumentando em nossa sociedade, surgindo com ele também a preocupaçao de como previni-lo. 

Fonte: www.reidaverdade.com
Segundo o jornal "Noticias do Dia", datado de 12/04/2012, "A gravidez na adolescência afeta quatro em cada dez garotas no Brasil". Diante desta estimativa, surgem campanhas de prevençao, como por exemplo, o uso de camisinha e o uso de anti-concepcionais, mas mesmo assim, alguns jovens de hoje ainda não se previnem e por isso o Brasil ainda tem um alto índice de gravidez. 


Nessa faixa etária, surge uma questão: Que medidas poderão ser tomadas para combater a gravidez na adolescência? A resposta é simples, basta ter consciência no que está fazendo, pois na atualidade, ainda há homens e mulheres que só pensam no prazer e não se preocupam com o risco que a gravidez indesejada pode trazer, como por exemplo, o jovem ter que trabalhar e consequentemente parar de estudar para assumir o filho.


Então, podemos concluir que a prevenção e a consciência são os melhores remédios, pois cada adolescente pode seguir com os seus sonhos sem riscos.



Jeferson Araujo 
Maria Eduarda Meira Soares
Tatiane Prim 

2ª 08 

Marcadores:

Os adolescentes estão preparados para ter uma vida sexual responsável?


Uma vida sexual não é proibida aos adolescentes, porém temos que ter consciência de nossos atos, pois sexo realmente não é brincadeira. Ei, garota, você está pronta para assumir a responsabilidade de carregar um bebê e de contar para seus pais o ocorrido? E você, garoto, está pronto para deixar de sair com seus amigos e cuidar de um bebê? Você esta pronto para ser papai?

Fonte: www.gravideznaadolescenciagravidez.blogspot.com
Vivemos reclamando que nossos pais estão sempre "pegando no nosso pé", mas quando temos qualquer dificuldade corremos para eles, atrás de ajuda. Sabemos que eles, sim, são responsáveis e tomarão atitudes corretas para os nossos erros e dificuldades. Quando algum adolescente responder que está pronto para ter uma vida sexual responsável, ele está automaticamente  falando que está pronto para ter um bebê a qualquer momento e que irá assumir todas as consequências, caso isso aconteça.

Muitos pais procuram manter seus filhos afastados de seus “amigos” e “amigas" que não são mais virgens com medo de que esse fato acabe influenciando os seus filhos. Eu, particularmente, acho isso errado, pois cada um sabe o que realmente faz. Não precisamos de ninguém para nos influenciar sobre nossas atitudes, mas, cada pai e cada mãe deveria saber a melhor maneira de criar seus filhos para não sofrerem as consequências desses atos.

Portanto, adolescentes não estão preparados para uma relação sexual porque esse ato em si não faz uma pessoa se tornar responsável. Sexo não tem idade, mas precisa ter maturidade para praticá-lo. Você tem que saber se proteger.

Ianka Danieli Silveira
Turma 2ª 07

Marcadores:

Tudo por causa de um boletim escolar

Fonte: www.digitei.blogspot.com
Era fim de bimestre e a garota tinha que entregar seu boletim para seus pais. Porém, as notas do boletim não seriam as que seus pais gostariam de ver. Então, ela resolveu bolar uma brincadeira para enrolar seus pais. Chegando em casa ela escreveu uma carta e deixou para eles lerem: 

"Oi pai! Oi mãe! 
Estou com o Douglas. Fugi com ele e vamos morar juntos. Ele me fascina e suas tatuagens e seus piercings espalhados pelo seus corpo me encantam. Ele está trabalhando, ultimamente, nas noites. Ah, sabe o Victor, que vocês odeiam? Então, ele está conosco e vamos morar os 3 juntos. Peço pra vocês não se preocuparem comigo. Sei que tenho 15 anos, mas acho que conseguimos nos virar sozinhos. 
Com carinho, sua filhinha".
 
Depois ela escreve mais uma carta: 

"Pai e mãe, isso da cartinha foi apenas uma brincadeira. Estou na casa da Camila e só queria mostrar para vocês que com certeza existem coisas muito piores que as notas que estão aí no meu boletim. Por favor não se estressem, tá? Juro que vou melhorar no ano que vem".
  
Então os pais da garota com muita raiva pelo brincadeira da filha resolveram pregar uma peça na garota, dando um pequeno susto nela, escreveram uma carta que dizia :

"Querida filhinha!
Quando a sua mãe leu a sua cartinha ela sofreu um ataque e deu entrada no hospital. Rapidamente decidimos que a sua herança seria toda passada para o nome do seu irmão. O seu cartão de crédito foi bloqueado e as suas coisas foram doadas para um abrigo de crianças. Todas as suas roupas, cd's  e seus sapatos foram dados para aquela tal de Ketlyn, que você chamava de Piriguety, por que ela tinha roubado o seu namorado ano passado, lembra? Então, melhor você ir procurando um emprego bom, pois sua mesada já era! 
Enfim, felicidades na sua nova casa e na sua nova vida".

Em seguida os pais escrevem outra carta:

"Filha querida, isso não passou de um pequena brincadeira minha e da sua mãe. A sua mãe está aqui no sofá, do meu lado, vendo "Todo mundo odeia o Chris" e rindo muito de você. Isso porque só queríamos mostar a você que existem coisas muito piores que ficar 1 ano sem internet e sem ir na casa da Luíza e nenhuma das baladinha que você adorava ir. Tudo isso por causa dessa sua brincadeirinha idiota e absurda.
Com carinho, seus pais".

Eduarda Anselmo
João Pedro Küster
1ª 14


Marcadores:

Quem são os seus amigos?


Algumas vezes, escolhemos pessoas em quem confiar, mas quase sempre acabamos nos decepcionando. Se contarmos um segredo para "nosso melhor amigo" e no dia seguinte brigamos, ele pode contar para outras pessoas. 

Fonte da imagem:  www.oriondesa.blogspot.com
Nós, humanos, temos a tendência a errar, falhar, isso é fato. Mas um fato que muitas pessoas esquecem é que temos um Amigo que podemos contar sempre. Há quem não acredite, mas Ele está sempre presente em nossas vidas... Deus. Ah, nesse sim, podemos confiar. Ele sabe o que pensamos e o que sentimos. Por mais que não reconheçamos todo o amor que Deus tem por nós, Ele não sai por aí espalhando nossos segredos.

Existem momentos que discutimos com nossos pais, com nossos amigos, nos afastamos de tudo e de todos. E, são nessas horas que aparecem aqueles "amigos" e dizem: “Você precisa se esquecer dos problemas, esfriar a cabeça. Vamos para uma baladinha. Lá você aproveita, bebe, dança, curte...” Só que essa geração de hoje não está sabendo curtir realmente.

Quer sair? Saia! Quer se divertir? Divirta-se! Quer dançar? Dance! Quer aproveitar? Aproveite! Quer beber? Beba! Mas saiba a hora de parar. O melhor seria evitar a bebida, porque, geralmente, só traz riscos e faz mal à saúde. Sim, ela traz alegrias, mas são alegrias passageiras e, no dia seguinte, ainda dá uma baita dor de cabeça. Daí, você pensa: “Que benefícios eu tive?” Além dos problemas que você já tinha, ainda lhe traz mais alguns.

Bem, talvez você não beba, não caiu na influência dos "amigos", segue os bons conselhos de seus pais, mas, infelizmente, isso não depende somente de você. Na internet, há uma história de uma garota que saiu para se divertir com uns amigos, foi para uma festinha, dançou, fez novas amizades e NÃO bebeu. Na hora de ir embora, ela viu a situação em que seus amigos estavam (não podiam dirigir de tão embriagados). Então, ela pegou seu carro e estava indo para casa com a consciência limpa, pois havia feito tudo o que os seus pais haviam dito para que ela fizesse, quando, de repente, um garoto que estava nesta mesma festa, super embriagado, bateu em seu carro causando um grave acidente. Ainda no chão, ela dizia algumas palavras: “Mãe, eu fiz tudo o que a senhora disse pra que eu fizesse e olha só o que um irresponsável acabou causando. Talvez isso possa me levar à morte. Já sinto meu pulso fraco, falta a respiração, mas quero que você, mãe, saiba que eu te amo muito e que todas as pessoas que souberem dessa história possam levar consigo como uma lição de vida”.

E aí? Entendeu o recado? Antes de ser influenciado a fazer algo que você sabe que é errado, pense bem, não tome atitudes precipitadas. Influencie e não seja influenciado. Afinal, “As más companhias estragam os bons costumes”. Portanto, tome cuidado com as suas escolhas e não esqueça que “um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Provérbios de Salomão, 18.24).

Valéria Gonçalves
2º 04

Marcadores:

O que você vai ser quando crescer?


Fonte: www.educabrasil-telma.blogspot.com

Vimos pesquisas na TV e escutamos muito em sala de aula que cada vez menos alunos da rede pública se formam ou concluem uma faculdade. De certa forma, muitos nem sabem o que querem da vida ou qual profissão irão seguir.

O que mais me impressiona é o desinteresse do aluno. Não vamos generalizar, mas ouço muitos dizendo que querem greve para poderem ficar em casa. Muitos “adoram” quando o professor falta, ou pega atestado, ou quando o dia de aula emenda no feriado. Outro detalhe é que inventam mentiras quando não estão com as tarefas prontas na data de entregar. Eles não se dão conta de que não é o professor que esta sendo enganado. Esses alunos estão mentindo para si mesmos, para o seu próprio futuro.

Cada vez mais, vejo os professores tentando “abrir os olhos” dos adolescentes para refletirem a seu respeito, mas parece que as ideias não fluem e eles não se colocam na realidade do nosso cotidiano e que se já está difícil para os pais de hoje, quem dirá para os de amanhã. É importante que os adolescentes saibam que para ser alguém amanhã, temos que começar hoje.

O governo não se importa muito com a sua educação e nem se você vai ter uma boa vida no futuro. Saibam que é bem mais lucrativo que a pessoa não se forme na escola e que não faça uma faculdade, porque só assim se manterá a classe operária, popularmente chamada de “escravos assalariados”, que pode trabalhar a vida toda e nunca vai conseguir comprar uma casa ou um carro, que para os integrantes da “nata” é muito simples.

Então, jovens alunos, o que vocês querem ser quando crescer? Empregado ou empregador, funcionário ou patrão. Ainda dá tempo de pensar.

Mayara Pereira de Matos
2ª 04

Marcadores:

Nossas boas-vindas

Caros internautas,

Sejam bem-vindos ao nosso blog. O nosso objetivo é fazer uso deste espaço para a publicação de textos, vídeos, imagens e demais trabalhos produzidos por professores e alunos da Escola Estadual Professora Maria da Glória, situada na cidade de Biguaçu, Santa Catarina.

Através do uso desta mídia, pretendemos ultrapassar as barreiras físicas da nossa escola estabelecendo uma conexão com o mundo para apresentarmos o que produzimos e ao mesmo tempo ampliarmos os nossos conhecimentos. Ressaltamos que, a maior importância deste blog está na possibilidade de os nossos estudantes terem um espaço para se expressarem através de vários tipos de mídias, facilitando assim a sua comunicação e a sua interação com as pessoas no seu convívio social.

Aguardem as próximas postagens, leiam-nas e deixem os seus comentários.
Atenciosamente.

Equipe do “Portal do Maria”