Marcadores:

O jovem atual e a sexualidade


Fonte da imagem:
www.marilianeri.wordpress.com

A juventude é uma fase que resume a passagem da infância para a vida adulta, onde acontecem mudanças físicas e psicológicas, marcadas por dúvidas e ansiedades. Para muitos, inicia-se quando, pela primeira vez, têm a liberdade de fazer suas próprias escolhas.

Sem dúvida, trata-se de um período de grandes preocupações para os pais. Uma delas é o fato de iniciarem a sua vida sexual cada vez mais cedo, pois nem sempre essa liberdade surge com a responsabilidade. Há jovens que iniciam a sua vida sexual com preocupação de se prevenirem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) ou uma gravidez indesejada. Já outros não levam em conta esses perigos e terminam sofrendo as consequências.

A juventude atual é uma geração que tem mais facilidade de acesso à informação sobre o sexo do que em outros tempos. Os jovens têm aulas de educação sexual, leem a respeito do assunto em revistas, sites na internet e outros meios de informações que tratam deste tema. Porém, nada disso impede que fiquem confusos e divididos sobre tais assuntos.

O jovem é caracterizado pela sua diversidade de pensamentos, de estilos e maneiras tão pessoais de ver e enfrentar a vida, as quais devemos, acima de tudo, respeitar e não discriminar certos comportamentos. Mas é importante lembrar que a diversidade de pensamentos e estilos e o acesso à informação nem sempre são suficientes para trazer segurança ao jovem, especialmente na área sexual.

Daniela Aparecida Rosa
Jackson Jonhatan Pagini Oliveira
Turma 2ª 13

3 comentários:

  1. Adriana Hoffmann Gonçalves 3ª 05 disse...:

    Os jovens são influenciados por amigos, que dizem que o que você usa não está na moda, ou você acaba não entrando em um “grupo” por não ter certas coisas. Você acaba não sabendo o que escolher, acaba ficando indeciso. O pior problema na minha opinião, é a falta de personalidade dos adolecentes que muitas vezes acabam entrando em mundos que não são seus.

  1. Portal do Maria disse...:

    sem dúvida o acesso a informação hoje é sem precedentes, mas devemos lembrar que informação não é a mesma coisa que conhecimento. Para a informação se tornar conhecimento é necessário reflexão. Esta reflexão só se dá apartir do momento em que você compara a informação com os modelos de comportamento que você tem a disposição: família,professores, amigos e infelizmente hoje a mídia. A iniciação da vida sexual deve ser refletida a partir desses modelos. Afinal em que modelo ou conjunto de modelos voce quer seguir ou a partir deles criar o seu. Não há uma receita pronta, mas quero acreditar que o diálogo franco, a aceitação da sexualidade como parte da vida e crítica responsável aos apelos da mídia que muitas vezes querem transformar a sexualidade humana em mais um produto de mercado é fundamental para se levar uma vida sexual livre e saudável.
    José Francisco Sodré

  1. carlos eduardo nascimento schmitz 3°11 disse...:

    Hoje em dia não tem mais essa de influência, pelo menos na minha opinião, cada faz o que quer com si mesmo, se ele transar sem camisinha, sabe das consequências, filhos, doenças e é a mesma coisa que drogas, se ele usa a primeira vez concerteza vai virar dependente dela, ai problemas virão a surgir na sua vida, principalmente na sua saúde, então a maioria faz porque quer, acha que é bom ai vira vicio e não para mais.

Postar um comentário