O desenvolvimento sustentável visa gerar a harmonia entre os setores de uma sociedade, sejam eles: cultural, social, econômico ou ambiental. No entanto, como podemos falar de sustentabilidade em um mundo onde tudo gira em torno do consumo e do dinheiro?
Você já se deu conta de que a maioria das mercadorias que adquirimos não são de utilidade emergencial? Não as compramos para usá-las, mas para mostrar aos demais que temos uma boa condição financeira. Hoje, as pessoas não se preocupam em ser, mas sim, em ter. Talvez se nós adquiríssemos só o necessário diminuiria, e muito, a destruição ambiental e o esgotamento dos recursos naturais. Um exemplo é o celular, que a cada dia surge com modelos novos. A cada ano, cerca de 85 milhões de celulares são descartados em lugares inapropriados gerando grandes impactos ambientais. Portanto, para se ter sustentabilidade é necessário haver uma mudança na sociedade.
Fonte da imagem: www.annymayerblog.blogspot.com.br |
Às vezes, penso: "Como posso ajudar o planeta se sou apenas uma menina no meio de milhões de pessoas?" A resposta é simples. Sou sim, só uma menina, mas também acredito na mudança e sei que posso ajudar com conhecimento, tentando conscientizar as pessoas de que todos precisamos lutar juntos. Pena que somos muito egoístas. Por que somos assim? Porque é mais fácil ficar de braços cruzados do que lutar por nossos ideais. Nós não sabemos olhar nosso colega, ver se ele precisa de ajuda. A verdade é que nosso lema é: "Eu tenho, você não tem. Então eu sou melhor".
Fonte da imagem: www.domescobar.blogspot.com |
Assim como nós, as gerações futuras irão precisar da natureza para sobreviver. Se pararmos para refletir, vamos perceber que o problema está diante de nossos olhos e que, urgentemente, temos que lutar contra ele, pois cada ação gera uma reação e assim se torna uma bola de neve, que só tende aumentar com o passar dos anos.
Jaqueline da Silva
Turma 2ª 13
0 comentários:
Postar um comentário