Marcadores:

"Surfando nas ondas do bem" beneficiará jovens em SC

Material de divulgação
Em Governador Celso Ramos, SC, no bairro de Palmas, o fabricante e vendedor de equipamentos de surf,  Rafinha Trips, está começando um novo projeto social chamado “Surfando nas Ondas do Bem”. 

Esse projeto irá beneficiar os moradores de Governador Celso Ramos, por enquanto, mas pode ser mais no futuro. Com mais apoios, poderá beneficiar a todos que se interessarem pelo esporte.

O organizador desse projeto está convidando quem queira ajudar com equipamentos ou instrutor para que mais jovens possam aprender a surfar e saber um pouco mais sobre esse esporte. No projeto, os participantes terão aulas de yôga e palestra sobre preservação e conscientização do meio ambiente.

É uma iniciativa muito 'bacana", pois além de incentivar jovens a praticarem um esporte, traz cultura e consciência, e isso valerá para o resto da vida.

Matheus Rizzon Comoreto
Turma 3ª 02

Marcadores:

Qual o futuro do jovem atual?


Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista, no artigo de opinião “Como prevenir a violência dos adolescentes”, publicado no jornal Folha de São Paulo, em 26 de novembro de 2003, afirma que a redução da maioridade penal no Brasil seria inútil, pois apenas sobrecarregaria ainda mais o sistema penitenciário e não daria a esses jovens a oportunidade de serem bons cidadãos.
Fonte da imagem: www.senadorhumberto.com.br
Na opinião da autora, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos seria uma medida sem eficácia, pois o que realmente resolveria o problema seria uma medida grandiosa que envolveria toda uma mudança na sociedade, que teria que “acolchoar” todas as paredes e quinas para que, desde o começo de uma nova vida o ser humano tivesse o direito de crescer saudável, física e mentalmente, preparando-se para tornar-se um adulto responsável e preparado.
Diante da exposição feita por Zilda Arns no seu artigo, chegamos à conclusão de que tudo que o Estado oferece gratuitamente para a juventude é a certeza de um destino medíocre. Pois este enxerga os seres humanos como números e não como pessoas. Por outro lado, vemos um mar imenso de pessoas que são consumistas ao extremo, iludidas com a mídia, hipnotizadas por uma imagem que é tão superficial quanto um anúncio de maquiagem.
Tudo que temos que fazer é fingir que estamos felizes e que nos contentamos com uma vida perturbada, chata e sem emoção, na qual esperamos todos os dias que algo de bom aconteça, que sejamos reconhecidos por nossos talentos e qualidades, que possamos acordar e gostar de saber que teremos um dia cheio de trabalho em um emprego em que, nesse mundo ideal, valorize nosso esforço e nossos pontos fortes, pois todos temos qualidades que podem ser aproveitadas, mas dificilmente descobriremos isso se não tivermos a oportunidade de tentar.
Portanto, cabe a nós, cidadãos, refletir sobre a nossa realidade, sobre como ela é de verdade, e então decidirmos conscientemente se, por exemplo, esse tipo de medida é eficaz, pois se nós não escolhermos a opção certa, quem escolherá por nós? Cada um sabe (ou deveria saber) o que é importante em sua vida.
Tiago Ramos de Oliveira
Turma 2ª 04 

Marcadores:

Um domingo nada tranquilo


Fonte da imagem: www.intrometendo.com
Há uns dois anos, num domingo chuvoso e tranquilo, os moradores do meu bairro não imaginavam que nesta tarde de domingo iria acontecer um fato que jamais seria esquecido pelos populares do bairro e pelas pessoas que estavam envolvidas no ocorrido.


Era por volta das duas e quarenta e cinco da tarde, quando ouvimos um estouro muito alto. Corremos até o portão de casa e vimos na esquina da rua um carro virado de lado e todo detonado. O motorista teria se perdido na curva e o carro teria voado da marginal e caiu na rua que fica abaixo da rodovia, que é a rua onde moro.

Todas as pessoas do loteamento correram até o acidente para ver o que tinha acontecido. Quando chegamos no local, nos deparamos com o carro todo quebrado. Dentro do automóvel havia somente um casal, a mulher gritava por socorro e o homem já havia saído do interior do automóvel, ele estava desesperado no telefone ligando para os bombeiros enquanto os próprios moradores da região, ajudavam a retirar a mulher do veículo.

Dentro do carro tinha comidas e bebidas alcoólicas. Logo depois a polícia e os bombeiros chegaram e examinaram o casal. Graças a Deus, o casal teve somente lesões leves e saíram bem desse acidente.

Kênia Klein
Turma 3ª 02

Marcadores:

Escute a brisa

Fonte da imagem: www.brisa31.blogspot.com
Feche os olhos. 
Sinta algo macio
tocando sua testa e suavemente contornando seus olhos
e chegando ao seu nariz numa explosão de aromas.
É uma rosa.
Não abra os olhos,
não toque a rosa
não interfira.
Sinta a rosa escorregar pelos seus lábios
chegando devagar ao pescoço através do queixo.
Sinta o botão de rosa passar
passar pelo seu seio nu
provocando um arrepio que perturba seus mamilos. 
O toque suave continua
por ventre
sexo e coxas
até causar sensação inesperada na planta dos pés. 
Só então abra os olhos e escute a brisa da manhã: 
Te quero, Te quero, Te quero...


José Francisco Sodré

Marcadores:

Fantasia Profana

Fonte da imagem:
www.mspeglich.blogspot.com

Hoje acordei com vontade de pegar no seu pé


e fazer cócegas até seu corpo inteiro se contorcer em sorrisos


mas esse pensamento puro logo tornou-se fantasia profana


de alguma forma seu dedão do pé foi parar na minha boca


depois desceu até o meu peito


então segurei sua perna


mordi seu pé e o coloquei sobre o ombro


panturrilha beijos


mãos descem


carícias coxas


mãos clitóris


calor sexo


dedos úmidos


José Francisco Sodré

Marcadores:

Compulsão

Fonte da imagem: 
www.tabernadoguerreiro.blogspot.com
 
Minha compulsão


de que adiantada a poesia se não declarada imediata e compulsivamente


se me dessem um barco para enfrentrar uma poderosa tormenta


não seria mais perigoso


do que fixar olhar em seus olhos


perdería-me profundamente


canto da sereia q me leva contra os rochedos


destino inconsciente


José Francisco Sodré

Marcadores:

Convite

Fonte da imagem:
www.poesiassonhadas.blogspot.com
Vem ver o sol nascer
Vem dançar comigo a alegria da vida
Vem sorrir das coisas simples
Aquelas que nos acompanham pra sempre
Vem chorar comigo quando a emoção transbordar de necessidade
Apenas venha, simplesmente venha
E quando vier o anoitecer
Fique comigo até que adormeça
E a noite escura desapareça

José Francisco Sodré

Marcadores:

Lembranças

Fonte da imagem: www.quatro-estacoes.com
Quando adormeço
a lembrança do teu cheiro
do gosto da tua boca
do teu sexo
me leva a um mundo de estrelas.
Cada estrela uma lembrança de você
e o resto só espaço vazio.
Quando acordo
penso imediatamente
em cair das estrelas
direto para o seu abraço
para o seu calor.



José Francisco Sodré

Marcadores:

A adolescência, a relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem

Fonte da imagem: www.moodle.ufba.br

O conhecimento sobre a psicologia do desenvolvimento é fundamental para o exercício da profissão de qualquer educador. Nesse sentido, é imprescindível que o corpo docente de qualquer escola que trabalhe com o ensino médio saiba, conheça e compreenda a adolescência procurando desempenhar uma relação professor-aluno adequada e que objetive o sucesso do processo ensino-aprendizagem de forma saudável.



A adolescência tem que ser compreendida como um processo bio-psico-social e não somente como uma época de imaturidade em busca da maturidade. É uma atitude muito simplista rotular os adolescentes, especialmente os alunos de ensino médio, como indivíduos imaturos e que precisam ser tutelados a todo  momento e por essa razão submetê-los a regras muito rígidas.

Devemos compreender que o adolescente tem um papel social dentro do desenvolvimento das sociedades humanas no que diz respeito a renovação das formas de relações sociais e até mesmo da estrutura da sociedade. Portanto é natural e até mesmo desejável que os adolescentes questionem os padrões estabelecidos, pois isso é fundamental não só para o desenvolvimento de sua própria personalidade e de sua cidadania, como também para as gerações mais velhas refletirem e repensarem seus próprios  paradigmas.

Não há nada de errado em o adolescente questionar as regras estabelecidas, porém a forma de resolução desse conflito é que tem que ser refletida, sob a luz do conhecimento científico sobre a adolescência, pelo educador.

É preciso salientar que o adolescente não tem problemas específicos com a autoridade exercida pelas pessoas mais velhas e experientes. Pelo contrário os adolescentes necessitam de um referencial de autoridade. O problema está em como essa autoridade é exercida. A autoridade não pode ser imposta a qualquer custo. A autoridade é algo a ser conquistado e fundado no respeito, na confiança e na oportunidade.

Reações vivenciais não-normais, exageradas, neuróticas e desproporcionais são prejudiciais ao processo ensino-aprendizagem. É necessário lembrar que o ato de aprender é um fenômeno intrínseco e autônomo e não pode ser imposto. Mudanças de comportamento baseadas no medo e na imposição não tem nada a ver com o processo ensino-aprendizagem. Essas mudanças são potencialmente efêmeras uma vez que a coerção autoritária se dissipe.

O real processo ensino-aprendizagem advém de mudanças de comportamento autônomas do indivíduo e que se traduzem em habilidades permanentes de lidar com situações novas usando as competências absorvidas das relações sociais. Entre essas relações, no ambiente escolar, talvez a mais importante seja relação professor-aluno.

Não existe aprendizagem em relações onde não há confiança, principalmente em relação as pessoas que lhe servem de modelo, como é o caso do professor em relação aos seus alunos.O desafio inicial de qualquer professor em relação aos grupos de alunos com quem se relaciona é conquistar sua confiança através do afeto e da empatia. Essas são condições necessárias não só para obter sucesso no processo ensino-aprendizagem, mas também para poder estabelecer critérios e regras de convivência que os alunos assimilem como seus por ter significado e sentido pra si próprios.

Isto é, o papel do professor é esclarecer o sentido das regras e ser claro e firme na relação de causa e conseqüência  dos atos dos alunos em relação a elas, mas sem perder a serenidade e o equilíbrio. Trabalhando dessa forma, o professor, além de apresentar ao aluno o conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, ainda o ajuda a esclarecer o que é a autêntica liberdade, ajuda-o a conhecer suas limitações e possibilidades e ao mesmo tempo fomenta a flexibilidade nas relações sociais tão necessárias para evitar a violência em todas as suas formas, tanto físicas quanto psicológicas.

José Francisco Sodré
Professor de Biologia
 

Marcadores:

Biblioteca do Maria da Glória lança campanha de reciclagem de papel


Material de divulguação da campanha
A bibliotecária, professora Leidmére de O. Goudel, e a professora de inglês, Grasiele Pimentel, lançaram neste último dia 3 de junho, a campanha de reciclagem de papel na Escola Maria da Glória, em Biguaçu. 

De acordo com a professora Leidmére, o projeto de reciclagem foi criado “com intuito de diminuir a quantidade de papel descartado incorretamente como lixo comum”. A bibliotecária afirma ainda que o papel arrecadado na escola será vendido e os recursos arrecadados serão investidos na compra de livros para a escola. 



Um dos locais da coleta de papel reciclável
O projeto funciona com caixas de coleta que foram colocadas nas salas de aula, secretaria, sala dos professores e biblioteca da escola. O papel coletado será encaminhado para ser triturado numa empresa especializada. 

Material de divulgação
Fotos: Jéssica Maria Junkes
Paralelo a esse projeto, a Biblioteca lançou também uma campanha para arrecadação de livros. Para essa finalidade será sorteado um boton dos "Jogos Vorazes" e um pen-drive entre os doadores. 


Jéssica Maria Juncks
Taynã Aimorésia Pimenta. 

Turma 3ª 02






Marcadores:

Sorteio de um boton e um pen-drive 4 Gb

Fonte da imagem: www.liashop.net
Atenção alunos do Maria da Glória!


Não esqueçam de doar seu livro para a biblioteca e concorrer ao sorteio de um boton e de um pen-drive 4 Gb no dia 06/07/2012.

Atenciosamente.


Leidmére
Bibliotecária 

Marcadores:

Gripe "A": nova rotina em locais de grandes movimentações de pessoas em Blumenau

Devido ao grande número de mortes e casos confirmados de gripe A em Blumenau, os locais com grande movimentação de pessoas tiveram que mudar a sua rotina e adotar novas medidas para evitar a disseminação dessa epidemia. Até esta quarta-feira, 20/06, eram 48 casos positivos e seis mortes.


Mudanças na higienização e ventilação de ambientes e disponibilização de álcool gel já podem ser observadas em igrejas, ônibus do transporte coletivo, repartições públicas, escolas e centros de educação infantil, hotéis e estabelecimentos comerciais como restaurantes e lojas de shoppings.


Ônibus urbano em Blumenau
Fonte da imagem: www.clicrbs.com.br
Desde o início do mês, as 300 igrejas, de 13 municípios que pertencem à Diocese de Blumenau, adotaram novos hábitos baseados em nove orientações do Bispo Diocesano  Dom José Negri. Em Blumenau, as cerca de 60 igrejas e comunidades, também estão levando a sério medidas como: manter os ambientes arejados, desativar a pia de água benta, evitar dar as mãos e permanecer em casa enquanto estiver gripado. 



Até o momento, 26 pessoas estão internadas em hospitais da cidades, sendo seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 19 aguardam resultados de exames. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, o Lacen informou que a demanda de exames no Estado aumentou significativamente nos últimos dias e, por isso, ocorre demora na divulgação dos resultados.


Eduardo dos Santos Marques
Turma 3ª 11

Marcadores:

Moradores reclamam pela falta de nova ponte em bairro de Biguaçu

Ponte no bairro Boa Vista, Biguaçu
Foto: Victor Felipe Rosa 
Na rua José Rosa Filho, no bairro Boa Vista, em Biguaçu, há uma ponte que passa por cima de uma cachoeira. E ela precisa ser derrubada e construída outra melhor porque a mesma está em péssimas condições de uso.


A senhora Armelinda Adolphina Rosa, de 63 anos, é uma das moradoras mais antigas da comunidade Boa Vista. Ela mora lá  40 anos. Diz ela que quando veio morar nesse bairro não havia ponte. Em depoimento a moradora diz que “antigamente quando não tinha a ponte, o pessoal passava peças pedras do meio da cachoeira que formava um trilho pra passar. Só dava de passar a pé. Depois de alguns anos colocaram duas toras que formava uma pinguela (caminho) e que debaixo dela tem uma pedra que tem um buraco na pedra num formato do pé de Deus”. Armelinda afirma também que “depois que a chuva levou a pinguela e a prefeitura fez uma ponte de tubo raso, mas uma pedra entupiu os tubos e a água levou e depois fizeram uma ponte alta de madeira, mas o cupim comeu”. 

Tempos depois, a prefeitura trocou a madeira de cima por madeira nova, mas, atualmente, a ponte está quase caindo. Há cinco anos, no mandato do prefeito Astrogildo Tuta de Souza, popular "Tuta", teve um orçamento participativo e foi votado a fazer uma construção nova de concreto no lugar da antiga e a pavimentação da rua Vidal Mendes. A pavimentação foi feita há mais ou menos quatro anos, mas a dita ponte ainda não saiu do projeto. O prefeito atual de Biguaçu, José Castelo Deschamps, prometeu realizar esta obra, mas até agora ainda não foi resolvido o problema.

Então, senhor prefeito, será que essa novela vai ter final feliz? 


Victor Felipe Rosa
Turma 3º 05

Marcadores:

Casal de idosos mortos em Biguaçu durante assalto


Segundo informações publicadas no jornal Diário Catarinense, no dia 11/04/2012, por volta da 1:45 horas da madrugada, um casal de idosos foi assassinados durante um assalto em sua própria residência em Biguaçu, na região da Grande Florianópolis.

Os vizinhos das vítimas acionaram a polícia após escutarem barulhos de tiros próximos dali. A central de operações da polícia militar teve informações que indicam que, na tentativa de encontrar objetos de valor, os criminosos invadiram a casa dos idosos pelos fundos da casa. Não há nada comprovado, mas há indícios que o dono da residência tenha reagido ao assalto.

Casal de idosos é morto durante assalto em Biguaçu, na Grande Florianópolis Guto Kuerten/Agencia RBS
Fonte da imagem:
Diário Catarinense - Clic RBS
Eurico Eger, de 76 anos, e sua esposa, Hilda Bruch Eger, de 77 anos, foram mortos a tiros. Mas, mesmo ferida, a senhora Eger conseguiu caminhar até a casa de vizinhos e dar algumas informações sobre os assaltantes. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento de Biguaçu, mas veio a falecer enquanto era transferida para o Hospital Regional de São José. Os policias suspeitam de que o alvo dos assaltantes era um carro Chevrolet Agile que estava na garagem. A polícia fez buscas na região, mas ninguém havia sido localizado.

Danieli Vieira
Turma 3ª 04

Marcadores:

Criança é vítima da violência na própria casa

Aconteceu mais uma fatalidade em Caieira, Saco dos Limões, bairro de Florianópolis. Mariele da Silva Araújo, de apenas nove anos de idade, foi morta a facadas por um adolescente de 17 anos, amigo da família, no último dia  12 de maio.

Fonte da imagem: www.jornalfloripa.com.br
Era sábado, véspera do dia das mães, Marilene não sabia, mas dava o último abraço em sua filha naquele dia. Horas depois na festa de aniversário do seu padrasto, na madrugada de domingo, conta sua tia, Vânia Kemper, que Mariele foi dormir  no quarto dos pais durante a festa. Quando a maioria dos convidados foi embora, o adolescente entrou no quarto e deu duas facadas, sendo uma nas costas de Mariele e outra no peito. O motivo foi ela ter reagido a uma tentativa de estupro pelo próprio criminoso.

O adolescente não aceitou a negação da menina e a golpeou com duas facadas. Ele confessou o crime e agora se encontra apreendido na 6º DP, em Florianópolis.

Letícia Sirlei Vieira
Luana Lúcia Flores
Turma 3º 04

Marcadores:

Acidente mata 15 pessoas no centro-oeste do Paraná


Fonte da imagem: Portal Terra
Na madrugada da terça-feira, 12/06, na BR-277/PR, por volta das 3:00 horas da madrugada, um caminhoneiro perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária e bateu de frente com uma  van, onde havia 15 pessoas que estavam indo a fazer compras na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

O motorista do caminhão morreu a caminho do hospital. Das pessoas  que estavam na van, somente duas sobreviveram: um jovem de 15 anos, que está entre a vida e a morte no hospital, e outro de 25 anos, que está em observação, mas sem risco de morte


De acordo com a polícia (PRF), o caminhão tinha contrabando de eletrônicos  e 497 quilos de maconha escondidos em toras de madeira . A polícia informou também que tiveram que negociar com os índios, pois, eles haviam saqueado boa parte da carga. 

Ariane Bonfim de Simas
Turma 3º 05

Marcadores:

BAC vence o Palmeiras (Três Riachos)


Domingo, dia 10/06, o BAC venceu o Palmeiras (Três Riachos) por 2 x 0, em Três Riachos. O técnico Tadeco disparou na liderança do campeonato. Todos os gols desse jogo foram marcados no primeiro tempo. O atacante Kleyffer fez os dois gols que mantêm o BAC na liderança do torneio.

Fonte da imagem: www.amorsc.blogspot.com
O Palmeiras teve a sua primeira derrota no torneio e o técnico Kikinho, saiu vaiado do campo. A primeira divisão, Licob, é disputada por sete clubes, onde todos se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros disputam o quadrangular novamente em turno e returno. Os dois melhores disputarão a final do torneio.

Paulo Roberto da Silva de Vargas
Turma 3º 05

Marcadores:

Surfe x pesca da tainha em Santa Catarina

Fonte da imagem:
www.clicrbs.com.br
Durante a pesca da tainha em Santa Catarina, o surfe é proibido só em locas onde há pesqueira à espera desse peixe. Essa época não é nada boa para os surfistas, pois há lugares onde esse esporte é muito bom, nesse período, são bloqueados devido à pesca.


Os surfistas mesmo sabendo dessa proibição tentam surfar do mesmo jeito e muitas vezes acabam com as pranchas sendo apreendidas pelos policias ou até mesmo pelo os pescadores. Estes esportistas não gostam muito da lei que favorece os pescadores, pois estes profissionais pescam o ano todo sem nenhuma norma para os impedi-los, exceto, em algumas épocas que são proibidos de pescar alguns tipos peixes.

No período da safra da tainha, outras práticas esportivas, como andar de jet ski, mergulho etc., também são proibidas porque podem espantar os cardumes. 

A pesca da tainha é permitida apenas uma vez por ano, entre os meses de junho e agosto, para que dê tempo desse peixe se reproduzir e crescer. A sua reprodução e o seu crescimento acontecem mais ao sul do Brasil e no começo do inverno a tainha vai para o norte em busca de águas mais quente. Durante esse trajeto em direção ao norte, os pescadores aproveitam para realizar a sua captura.

Matheus Rizzon Comoreto
Turma 3ª 02

Marcadores:

Professor e alunos do Maria da Glória lançam campanha do agasalho


O professor de física, Wagner Floriano, juntamente com os alunos da turma 2ª 4, da Escola Professora Maria da Glória, lançaram, no último dia 14 de junho, a campanha do agasalho denominada ‘‘Maria Solidário’’.

Material de divulgação da campanha do agasalho
O objetivo da campanha é arrecadar roupas e cobertores para serem doados a pessoas carentes da comunidade de Biguaçu. Os interessados deverão deixar suas doações no ponto de coleta localizado na entrada da Escola.

Local da coleta dos agasalhos na Escola
Desde já, contamos com a sua colaboração. Vamos fazer este inverno bem melhor para muita gente.  

Mayara Pereira de Matos - Texto
Helen Hammes - Fotos
Turma 2ª 04

Marcadores:

Consumismo e desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável visa gerar a harmonia entre os setores de uma sociedade, sejam eles: cultural, social, econômico ou ambiental. No entanto, como podemos falar de sustentabilidade em um mundo onde tudo gira em torno do consumo e do dinheiro? 


Fonte da imagem:
www.annymayerblog.blogspot.com.br 
Você já se deu conta de que a maioria das mercadorias que adquirimos não são de utilidade emergencial? Não as compramos para usá-las, mas para mostrar aos demais que temos uma boa condição financeira. Hoje, as pessoas não se preocupam em ser, mas sim, em ter. Talvez se nós adquiríssemos só o necessário diminuiria, e muito, a destruição ambiental e o esgotamento dos recursos naturais. Um exemplo é o celular, que a cada dia surge com modelos novos. A cada ano, cerca de 85 milhões de celulares são descartados em lugares inapropriados gerando grandes impactos ambientais. Portanto, para se ter sustentabilidade é necessário haver uma mudança na sociedade. 



Às vezes, penso: "Como posso ajudar o planeta se sou apenas uma menina no meio de milhões de pessoas?" A resposta é simples. Sou sim, só uma menina, mas também acredito na mudança e sei que posso ajudar com conhecimento, tentando conscientizar as pessoas de que todos precisamos lutar juntos. Pena que somos muito egoístas. Por que somos assim? Porque é mais fácil ficar de braços cruzados do que lutar por nossos ideais. Nós não sabemos olhar nosso colega, ver se ele precisa de ajuda. A verdade é que nosso lema é: "Eu tenho, você não tem. Então eu sou melhor".


Fonte da imagem:
www.domescobar.blogspot.com
As estratégias de marketing entram em nossa casa todos dias. Somos bombardeados com propagandas de rádios, televisão, internet etc. Será que vai ser sempre assim? Vamos deixar nosso planeta morrer sem fazer nada para ajudar? Será que somos tão ignorantes que não conseguimos ver o que está estampado em nossa frente? 

Assim como nós, as gerações futuras irão precisar da natureza para sobreviver. Se pararmos para refletir, vamos perceber que o problema está diante de nossos olhos e que, urgentemente, temos que lutar contra ele, pois cada ação gera uma reação e assim se torna uma bola de neve, que só tende aumentar com o passar dos anos.

O planeta agradece e eu também.


Jaqueline da Silva
Turma 2ª 13