Marcadores:

Aluna do Maria da Glória conquista 3º lugar em concurso de leitura

A aluna Jaqueline da Silva, da turma 2ª 13, da Escola Maria da Glória, conquistou o 3º lugar no Programa de Incentivo à Leitura "Lendo e Aprendendo", promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu, no dia 22 de junho de 2012. 
Vinícius Souto (1º lugar) e Jaqueline da Silva (3º lugar)
Foto: Diane Zorzi Sartorato Costa
A participação no concurso consistia na leitura do livro "Lupe e o resgate da medalha", de autoria do escritor biguaçuense, José Braz da Silveira, e responder em público questões relacionadas ao referido livro juntamente com outros alunos de escolas públicas e particulares de Biguaçu. O evento aconteceu no auditório da própria Secretaria de Educação.
Os quatros finalistas do concurso: Jaqueline - 2ª a esquerda
Foto: Diane Zorzi S. Costa
O primeiro lugar ficou com o aluno Vinícius Souto, da Escola Municipal Prof. Manoel Roldão, da localidade Três Riachos, que ganhou um notebook. O segundo (do Colégio Incentivo) e o terceiro colocados (Jaqueline da Silva, da Escola Maria da Glória) ganharam, cada um, uma bicicleta de marchas.

Portal do Maria

Marcadores:

Já sofri de bullying

Foram quatro anos difíceis da minha vida, mas posso dizer também que aprendi. Eu tinha quinze anos quando cursava o ensino fundamental. Era perseguida por meninas que se achavam lindas e maravilhosas e, ao mesmo tempo, discriminada por todos os meninos da escola.


Eu me sentia um lixo, como se fosse um monstro por não ter ninguém por perto. Tinha muitas espinhas e usava óculos naquela época. Durante o recreio alguns meninos implicavam comigo me chamando de “quatro olhos”, “espinhenta”, “feia” etc. Vários apelidos. Eu me sentia muito mal por tudo isso, pois eu queria ser como as outras meninas da minha sala. Queria atenção dos meninos, queria ter amigos por perto.

Fonte da imagem: www.noaobulling.blogspot.com
Não comentava nada disso com meus pais. Na época eu encarava isso como um simples fato. Hoje tento ser da melhor forma possível. Sou vaidosa. Só saio de casa quando me sinto bonita, bem arrumada. Apesar de tudo isso, hoje reconheço que não importa minha aparência, mas sim, a pessoa que eu me tornei aqui até hoje. Porque eu não nasci para agradar ninguém e muito menos a eles. Hoje sou feliz, posso dizer. Tenho alguém do meu lado que me ama de verdade do jeito que eu sou, independente do que os outros acham de mim.

Aprendi que o mais importante é você ver o mundo de uma forma diferente, na qual, Deus te criou para um propósito. Que você deve agradecer todos os dias por ser a perfeição que ele criou.

Adriana Hoffmann Gonçalves
Turma 3ª 05

Marcadores: ,

Reposição de Aulas


Fonte da imagem: www.depoisdosquinze.com

ATENÇÃO ALUNOS!


Devido a uma nova CI encaminhada pela Gerência de Educação, a reposição de aulas do período de greve acontecerá a partir do dia 18/07 (Quarta-feira) e se estenderá até o dia 27/07/2012.


Informamos que neste período praticamente todos os professores que fizeram greve estarão repondo suas aulas nos seus turnos de trabalho.


                                                                                         A DIREÇÃO


Divulguem esta nota para todos os seus amigos do Maria da Glória.


Marcadores:

A Visita do Governador

Fonte da imagem:  http://inmemorian.multiply.com
Tristes figuras conviviam no mesmo espaço chamado escola, todos agitados com a iminente visita do governador. O diretor todo assoberbado em garantir uma recepção digna de Sucupira, com direito a banda de música e os indispensáveis discursos correligionários baba-ovos que deixariam Odorico Paraguaçu e Dirceu Borboleta no chinelo. Nessas horas é que valorizamos ainda mais a genialidade de Jorge Amado que pelo visto nunca deixa de ser atual.


As tarefas do diretor eram hercúleas. Para disfarçar a falta de professores proibia a saída dos alunos antes do último período de aula, assim a população não poderia notar e principalmente responsabilizar o governo pelos baixos salários e sobrecarga de trabalho que afastavam os professores da escola. A eficiência do servilismo era tanta que até falsas denúncias com número cabalístico de pais apareciam de repente como coelhos da cartola de um mágico.


Sempre que confrontado pelos professores o diretor usava o escudo da lei da qual tinha pouco conhecimento, já que pela sua ideia distorcida da realidade compreendia a lei como um instrumento de poder e não como regra de convivência entre as pessoas. Em outros momentos usava a defesa mais comum dos criminosos de guerra: “Eu estava apenas cumprindo ordens”.


Apesar de demonstrar extensas habilidades servis, que certamente o qualificaram para o cargo, o mesmo tinha pouca ou nenhuma habilidade para conduzir a escola, a não ser a de criar uma massa de descontentes. O descontentamento era tão grande que a tarefa de receber o governador para a inauguração do ginásio superfaturado vendida como a última maravilha do mundo aos desavisados de plantão ficou complexa.


Os professores, claramente hostis a ideia, não só não foram convidados como foram proibidos de assistir a solenidade. Isto é a exceção daqueles professores filiados de carteirinha ou puxa sacos de plantão ávidos por migalhas e favores.


Chegado o grande dia, estava lá a banda de música, o governador, seus correligionários, o diretor e os poucos alunos catados aqui e ali para salvar a fotografia daquelas tristes figuras. Retrato infeliz da política e da educação brasileira.

José Francisco Sodré
Professor


Marcadores: ,

ATENÇÃO ALUNOS E EX-ALUNOS

Fonte da imagem: www.artesnopip2.blogspot.com 
ATENÇÃO MEUS ALUNOS E EX-ALUNOS!!!!


Mais uma vez esta pessoa que vocês conhecem irá ser punida pelo que acredita ser o correto e o justo. Vamos nos concentrar nos fatos:

Entrei em greve. É meu direito constitucional. A greve não foi considerada ilegal, portanto não deveria ser descontado. No entanto o governo de SC, um governo fascista que se acha acima da lei efetuou o desconto. E com esse desconto nos chantageou com a reposição das aulas que é de responsabilidade do governo do Estado. Ainda não contente ameaça com falta injustificada quem se recusar a repor no período de recesso.



Venho me manifestar aqui todo o meu sentimento de asco repulsa, nojo revolta. Ainda sim vou desafiar o chicote, não me curvarei jamais. Irei ser descontado duas vezes por que ousei defender meus direitos. Faço isso não só por mim, mas em respeito todas as pessoas que antes de mim perderam até suas vidas pela construção dos direitos que temos hoje e também por todas pessoas que no presente tenham os seus direitos desrespeitados.



Então, caros alunos, se de toda esta MERDA tiver que sair algo de bom que seja o seu comportamento enquanto pessoas de jamais se curvarem diante da tirania de ninguém. Desejos a todos vocês a força de caráter de lutar por tudo o que vocês achem ser o correto e o justo, pois a liberdade somente é realmente vivida a partir do momento que todas as outras pessoas sejam realmente livres!!!

José Francisco Sodré
Professor

Marcadores:

Não tem tempo bom


Fotos: Pedro Roberto da S. Vargas 

Chuva é sinônimo de problemas em Três Riachos. Os moradores já ligaram várias vezes para a prefeitura, mas ninguém resolve nada. Quando faz sol, há poeira e buracos. Tudo isso, devido ao material inadequado que a prefeitura pôs na rua: uma mistura de areia com saibro.

A única solução disponível no momento foi procurar o engenheiro responsável pelas obras na região de Biguaçu, o Sr. Silas. Ele afirma que acompanha o problema e que voltará ao local para estudar uma solução.  


O engenheiro Silas se propôs a consertar morros e ruas do bairro. Segundo ele, há um novo planejamento de pontes que substituirão em breve as pontes de madeira estão bem precárias.

Pedro Roberto da Silva de Vargas
Turma 3ª 05 

Marcadores:

O jovem atual e a sexualidade


Fonte da imagem:
www.marilianeri.wordpress.com

A juventude é uma fase que resume a passagem da infância para a vida adulta, onde acontecem mudanças físicas e psicológicas, marcadas por dúvidas e ansiedades. Para muitos, inicia-se quando, pela primeira vez, têm a liberdade de fazer suas próprias escolhas.

Sem dúvida, trata-se de um período de grandes preocupações para os pais. Uma delas é o fato de iniciarem a sua vida sexual cada vez mais cedo, pois nem sempre essa liberdade surge com a responsabilidade. Há jovens que iniciam a sua vida sexual com preocupação de se prevenirem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) ou uma gravidez indesejada. Já outros não levam em conta esses perigos e terminam sofrendo as consequências.

A juventude atual é uma geração que tem mais facilidade de acesso à informação sobre o sexo do que em outros tempos. Os jovens têm aulas de educação sexual, leem a respeito do assunto em revistas, sites na internet e outros meios de informações que tratam deste tema. Porém, nada disso impede que fiquem confusos e divididos sobre tais assuntos.

O jovem é caracterizado pela sua diversidade de pensamentos, de estilos e maneiras tão pessoais de ver e enfrentar a vida, as quais devemos, acima de tudo, respeitar e não discriminar certos comportamentos. Mas é importante lembrar que a diversidade de pensamentos e estilos e o acesso à informação nem sempre são suficientes para trazer segurança ao jovem, especialmente na área sexual.

Daniela Aparecida Rosa
Jackson Jonhatan Pagini Oliveira
Turma 2ª 13

Marcadores:

A mala branca do Corinthians

Era quarta-feira, mais ou menos 9:45 da noite. Final da Libertadores no Pacaembu entre Corinthians e Boca Juniors. A torcida estava agitada quando de repente um cinegrafista da televisão avistou o técnico do clube paulista conversando com o árbitro para que ele favorecesse ao Corinthians.

Fonte da imagem:
www.denilsoncontador.blogspot.com
Começa o jogo. Os ânimos dos jogadores argentinos estavam alterados, pois perceberam que o juiz estava facilitando para Corinthians. Logo após vários lances de fraudes, os jogadores do Boca Juniors se irritaram e foram discutir com o árbitro, foi quando o juiz Simon começou a distribuir cartões para os jogadores argentinos.

Acaba o primeiro tempo. Os jogadores acalmam os ânimos. Começa o segundo tempo. Corinthians 3 x 1 Boca Juniors. O time paulista estava defraudando em vários lances. O clube argentino estava valente e fez um gol sem chances para o juiz roubar. 

Começa a chover e termina a partida com o Corinthians sendo campeão da Libertadores da América. Foi quando, claramente, o técnico corintiano passou a mala branca para o juiz que apitou o jogo da final.

Jean Carlos Rogério Costa Santos
Igor Kelis
Turma 1ª 15

Marcadores:

Os benefícios e os malefícios da internet

Fonte da imagem:
www.ganhar-asas.blogspot.com

Atualmente, a internet vem tomando força e cada vez mais se tornando perigosa. Assim como ela traz muita facilidade, pode também trazer muitos riscos.

Há quem se aproveite da rede mundial de computadores para fazer o mal, como sequestradores e estupradores. Por esta e outras razões, temos que tomar total cuidado, pois não é bobagem.

A internet é interessante para auxiliar os estudantes na realização de trabalhos escolares, para aprender a se comunicar de uma maneira mais ampla, visitar sites de lojas, comprar sem mesmo sair de casa, entre outras possibilidades disponíveis na rede, o que facilita muito a vida de quem não tem tempo.

Através da web, os jovens podem criar perfis em sites de bate-papo, redes sociais entre outros, no entanto algumas pessoas se aproveitam dessa facilidade e criam perfis fakes (falsos) para se beneficiarem em algum tipo de situação. Há também os hackers que podem acabar com a reputação de uma pessoa através das redes sociais. Entretanto, quem utiliza essa prática, caso seja descoberto, pode ser processado e preso por denegrir a imagem de uma pessoa e por causar danos morais.

A seguir estão alguns pontos importantes para navegar na internet de uma maneira segura e tranquila:

·        Navegue por sites que na barra de endereços contenha um cadeado ao lado de HTTPS (o s significa seguro).
·        Instale em seu computador um antivírus que alerta toda vez que um site inseguro é acessado.
·        Procure não divulgar senhas de banco, de cartões e até mesmo dos seus endereços eletrônicos.
·       Tome cuidado com quem você escolhe para conversar, pois pode estar perto do seu “inimigo” virtual.
·       Se receber um sinal de alerta avisando sobre a possibilidade de você entrar em um site com vírus, feche-o imediatamente ou poderá ter todos os seus dados invadidos em menos de cinco minutos, colocando em risco toda a sua vida pessoal e/ou profissional.

Temos que ficar ligados, pois tudo à nossa volta pode parecer inocente, mas se passar despercebido, pode se tornar perigosamente fatal.


Bruna Cristina Martins
Turma 2ª 07 

Marcadores:

Prática sexual na adolescência: quem está preparado(a)?

Fonte da imagem: 

Hoje, muitos adolescentes ainda não têm a consciência de que sexo não é brincadeira. Os pais, por sua vez, nem sempre têm autonomia  sobre seus filhos, e estes acabam sendo influenciados por seus amigos para a prática sexual mais cedo, correndo os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez precoce.

Muitas vezes, reclamamos que nossos pais não nos deixam sair, que implicam com tudo, mas quando aparecem as dificuldades, eles são os primeiros a quem recorremos.  É por isso mesmo que hoje muitos pais e adolescentes se perguntam se este está mesmo preparado para a vida sexual. E nos jovens, com tudo que vemos acontecendo por aí, nos perguntamos: estamos mesmo preparados para tal prática? 

Na minha opinião, os adolescentes não deveriam se preocupar " muito " com isso,  pois não existe uma idade certa para a primeira relação sexual. Trata-se de uma decisão pessoal. cada um deve saber o que fazer com a sua vida. Mas antes de qualquer coisa, temos que nos perguntar se estamos preparados para as consequências, pois sexo não é qualquer coisa. 

O jovem tendo a consciência que conhece muito bem o seu corpo e sabendo o que está fazendo, não sendo INFLUENCIADO POR NINGUÉM e tendo maturidade o bastante para saber se proteger, acho que a prática sexual nessa idade não tem problema algum.

Tatiane Ávila
Turma 2ª 07


Marcadores:

Estudantes usam drogas na porta da escola em Ribeirão Preto, SP


Na escola, crianças, que ao invés de irem para a sala de aula, ficam na rua consumindo e vendendo drogas. Isso ocorreu em Ribeirão Preto, SP, onde tudo foi flagrado e filmado durante 3 dias e divulgado em abril de 2012.

Reportagem da EPTV mostra adolescentes consumindo drogas na porta da escola em Ribeirão, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Fonte da imagem:
www.g1.globo.comwww.g1.globo.com
Na filmagem, um garoto diz que todos daquela escola fumavam, os que se salvavam eram os nerds e que nem mesmo com a ronda da polícia militar adiantava. O mesmo garoto também mostra onde eles escondiam as drogas, que era no guidão das bicicletas.

A assessoria da Secretaria Estadual da Educação falou com a direção das escolas mencionadas no vídeo e disse que deve reforçar a aplicação dos programas "Prevenção tambem se ensina" e "Sistema de proteção escolar". A Polícia Militar informou que as escolas apresentadas são atendidas pela Ronda Escolar.

Com isso podemos perceber que o consumo de drogas está crescendo tanto que está afetando até as escolas de uma maneira geral. Não só nas escolas de São Paulo, mas no Brasil inteiro, onde ninguém toma nenhuma decisão para acabar com essa prática, levando assim, várias crianças a se tornarem viciadas, tornando-se ladrões e garotas de programas para sustentarem seus vícios.

Fernanda Maria Cregi
Turma: 3ª 02

Marcadores:

Simplesmente amantes do futebol

Era início de julho de 2012. A Escola Maria da Glória estava promovendo os jogos interséries durante dois dias, pela manhã, tarde e noite. O ginásio da escola ficou muito movimentado nesse período. A atenção dos alunos estava voltada somente para esse evento que estava deixando todos participantes ansiosos.

Nos jogos do colégio, a turma do 1º ano 12, que estava confiante que iria ganhar com rapazes que jogavam muito bem – pois esses treinavam em escolinhas de futebol e já tinham excelentes habilidades nesse esporte –, no entanto, houve uma surpresa: Havia outros garotos que gostavam apenas de jogar futebol, mas que jogavam muito bem.

Fonte da imagem:  www.blogdoronaldocesar.blogspot.com
No dia do jogo todos se encontraram cedo na escola para conversarem e fazerem a famosa concentração. Depois de feitas as tabelas de chaves de jogo onde o 1º 12 jogaria com o 1º 10, o 2º 9 com o 3º 5 ano, começou a disputa. O primeiro adversário foi a turma do 3º 5, onde os selecionados para esse confronto foram os rapazes que treinavam em escolinhas. O 1º 12 começou abrindo o placar, mas no andar da partida, a equipe do 3º 5 começou a virar o jogo, vencendo de 3X1 no final.

Em meio aos jogos das outras chaves, os garotos decidiram que na próxima partida, os outros garotos os que não faziam escolinha iriam jogar. Nesse confronto, o 1º 12 enfrentaria o 2º 9. Os garotos abriram o placar e o manteve até o fim do jogo o resultado 1 X 0 para o 1º 12, fazendo assim que a última partida fosse o decisiva. Agora, voltavam a participar os atletas – que frequentavam as escolinhas preparatórias – contra o 1º 10 – que com força, vinha fazendo gols –, tirando de vez o 1º 12 do campeonato interséries. Foi o fim dessa turma confiante.

Concluindo: aqueles garotos simples, amantes do futebol, com suas poucas habilidades, jogaram mais do que os "melhores”, “os preparados”, que tinham um currículo de treinos nas escolinhas. Nem tudo foi questão de técnica e treinos. A vitória foi dos garotos que eram SIMPLES AMANTES DO FUTEBOL.

Diego dos Santos Nogueira
Turma 1ª 14

Marcadores:

"Por que ele fez isso?"


Fonte da imagem:  www.vidasemdrogas.org

Jéferson, um adolescente de 15 anos que morava ainda com a família, teve uma discussão com sua mãe :
- Mãe, deixa eu sair hoje à noite?
- Não, filho, está muito tarde.
- Mas mãe, tenho que ir a um lugar muito importante.
- Não quero saber. Já são 11:00 horas da noite. Vai para seu quarto dormir.

Jéferson, um adolescente muito rebelde, decide fugir de casa quando todos dormem. Ele se encontra com os amigos, que o levam a um lugar bem pouco movimentado e começam a usar drogas. Um dos seus amigos lhe oferece uma pedrinha.
- Mano, experimenta aí. O negócio é bom demais.
- Não, cara. Não acho uma boa ideia.
- Mano, não vai acontecer nada. Só experimenta.

Os amigos de Jéferson insistiram até que ele aceitou. Depois de ter experimentado, ele caiu no chão. Todos ficaram assustados. Não sabiam o que estava acontecendo. Na verdade, Jéferson morreu de overdose. Todos saíram do lugar e foram para suas casas. Depois de uns dias, sua mãe encontra Jéferson morto. Com ela ficou apenas a pergunta: ‘’Por que ele fez isso?’’.

Leonardo Loch
Turma 1ª 14

Marcadores:

Súplica

Fonte da imagem: www.indikabem.com
Estou carente de você.
Seu cheiro não sai do meu corpo.
Aliás todo o meu corpo sente a impressão do seu
com uma urgência que não se explica em palavras.
Minha boca suplica pela tua
como um peixe fora dágua
suplica pra ser devolvido ao mar.


José Francisco Sodré

Marcadores:

Ausência

Fonte da imagem: 
www.colipoema.blogspot.com 
Escuro é o tempo sem você
o sol não brilha
as andorinhas não deixam o ninho
a comédia fica sem graça
a tragédia me é indiferente.


José Francisco Sodré

Marcadores:

Vantagens e desvantagens das redes sociais

Hoje ter um perfil em algum site de redes sociais é extremamente normal. Qualquer pessoa, sem restrição de religião, raça ou cor, pode ter. O número de perfis on-line tem crescido bastante nos últimos anos, talvez pelo fato de que, ter um computador e acesso à internet tenha ficado muito mais fácil para as pessoas. Está mais “em conta", eu diria, o que é bom tanto para a população quanto para o desenvolvimento do país, tendo pessoas mais instruídas, com conhecimento de tecnologia e atualidades.  


Já foi citado, anteriormente, que não há nenhuma restrição de pessoas para se fazer uma conta virtual. Pelo contrário, é super simples. É aí que devemos ter cuidado, pois a internet é traiçoeira. Como hoje em dia a população está muito mais atualizada e liberal, crianças de pouco mais de 10 anos de idade já possuem celulares com acesso livre a esses tipos de sites de relacionamento, o que talvez não deveria ser o correto, pois se a internet já é perigosa para os adultos, imagine para as crianças ou adolescentes curiosos.

Fonte da imagem: www.vestibularesgv.blogspot.com


Ter uma conta virtual pode ser prejudicial em vários pontos, porque as pessoas muitas vezes postam fotos, e acontecimentos da vida pessoal, profissional e íntima, o que nem sempre é aconselhável, pelo fato de se expor.

Há pessoas que veem as redes sociais como um bom meio de divulgar o seu negócio, pelo fato de ter vários usuários nesses tipos de sites, o que é mesmo uma boa ideia. Mas há outras que usam a internet, especialmente em de sites de relacionamentos, somente para fazer novas amizades. É uma prática muito mais comum para o lazer do que talvez para alguma divulgação de serviço. A tendência é aumentar cada vez mais o número de usuários, pois, hoje em dia, ter uma conta em redes  sociais é "estar na moda“.

Tayná Carvalho da Rocha
Turma 2ª 07

Marcadores:

Um mundo de ritos imutáveis numa escola que está morrendo



Hoje vivemos em um mundo em que a educação formal, isto é, aquela vivenciada nos bancos escolares, está completamente dissociada dos outros espaços de educação. Nesta perspectiva todas as experiências dos alunos aprendidas  fora da escola são completamente desconsideradas ou ignoradas. E isto é completamente compreensível já que a escola enquanto instituição formal é um aparelho de Estado que tem como objetivo a manutenção do status quo.

A escola vende a idéia de ser única e exclusiva fonte de saber, uma ilha de perfeição, de onde, se você comportar da maneira “correta” você terá oportunidades maiores de ascensão social. Para você alcançar a ascensão social,  a escola lhe impõe ritmos, currículos, classificações, padronizações como numa linha de produção em que o objetivo não é enriquecer o indivíduo enquanto ser humano integral, mas de produzir mais uma peça da engrenagem da sociedade hierarquizada e autoritária em que vivemos.

A escola enquanto aparelho de estado de reprodução da sociedade está a serviço do mercado, preparando de forma diferenciada através de diversos filtros estruturais, os filhos da elite dominante e os filhos da classe trabalhadora.


Esta escola, no campo político, está morrendo. Da esquerda à direita ela sofre críticas pesadas,  pois não se adequa mais ao mundo dinâmico e flexível do homem contemporâneo. Então vemos nascer do mesmo útero do neoliberalismo termos como capital humano, gestão de pessoas, empresa pedagógica, que tentam valorizar a criatividade e a individualidade do ser humano.


No entanto, é preocupante os rumos e as consequências dessas novas tendências hegemônicas da educação. Estamos na era da informação, mas também vivemos em uma época em que a sociedade do consumismo vive seu ápice. A associação desses dois fenômenos contrapõe informação e conhecimento. Cada vez mais se produz informação numa velocidade cada vez maior sem refletir sobre elas e realmente a partir delas produzir conhecimento. O que se vê é a constante mercantilização da informação da forma mais descartável possível sem se preocupar com as consequências. A reflexão se tornou um desperdício de tempo assim como o estudar também. Tudo deve ser imediatamente possuído, gasto e consumido.


Neste ponto, a escola deixa de ser uma ilha isolada como pretende ser e a influência da sociedade se faz sentir no seu interior, traduzidas na falta de interesse por estudar, por ler, por conhecer coisas novas,  manifestada pelos alunos hoje.


É claro que a escola também é um espaço dialético em que vozes discordantes do pensamento hegemônico operam no sentido da contraposição e da resistência ao sistema e na busca pela transformação da sociedade. Devemos lembrar, no entanto, que só no campo da escola formal não se garante a transformação da sociedade e que portanto a pedagogia libertária não deve se limitar apenas este campo de educação. A pedagogia libertária, se pretende a educação integral do ser humano, deve se dar em todos os campos de educação, isto é, deve ocorrer em todos os espaços de convivência humana.    

José Francisco Sodré
Professor de Biologia