Marcadores:

O que você espera do seu futuro?

Reportagem

Na sociedade moderna, as pessoas andam cada vez mais preocupadas e uma das suas maiores aflições se diz respeito ao seu próprio futuro. Para entendermos o que se pensam sobre este tema, entrevistamos alguns jovens para mostrar um pouco mais sobre este assunto.

Fonte da imagem:
www.salada-inteligente.blogspot.com
Para José Augusto Anderson, 19 anos, graduando em sistemas eletrônicos pelo IFSC, a sua preocupação é “ter um bom emprego e uma boa qualidade de vida, construir uma família, ter uma casa, um carro”. Já Maria Eduarda, 16 anos, aluna do último ano do ensino médio, pretende trabalhar, fazer uma faculdade e iniciar uma carreira na área da moda. Davi Lopes Vieira, 18 anos, que já concluiu a educação básica, sonha em fazer uma faculdade de engenharia da computação, conseguir um emprego nessa área, ter um bom salário, casar e ter 2 filhos. Aline Decker, 16 anos, estudante do ensino médio, assim como os demais entrevistados, sonha também em fazer uma faculdade e ser bem sucedida na vida. Como se percebe, a maioria dos entrevistados reconhece que para atingir seus objetivos precisam se dedicar ao estudo (para muitos, isso equivale concluir o ensino superior) e ao trabalho, lutar pelos seus ideais até conquistar os seus objetivos.

Fonte da imagem:
tv.cancaonova.com
Segundo José Augusto, o fato de ter estudado em escolas públicas, não impediu seu acesso ao ensino superior em uma instituição federal. Davi Lopes acredita que quem estuda em escolas particulares tem suas vantagens, mas mesmo assim precisa se esforçar para atingir seus objetivos. Já Aline Decker acha que depende da instituição, pois existem escolas públicas que também são de boa qualidade.

Quanto à qualificação profissional, José Augusto acredita que por mais que a pessoa esteja preparada é preciso estar sempre se atualizando. Por isso ele pretende continuar se aperfeiçoando mesmo depois de concluir o curso superior.

Enfim, a maioria dos jovens pretende continuar estudando e se atualizando. Eles esperam, no futuro, fazer um curso superior, ser qualificado o suficiente para adquirir um bom emprego, alcançando assim seus objetivos que, na opinião dos entrevistados, se resume em qualificação profissional e estabilidade financeira.  Sem dúvida, é um aspecto positivo, levando-se em conta que muitas pessoas hoje em dia deixam os estudos antes de concluírem o ensino médio.

Gustavo Kuhn Neto
Patrick Vieira Ramos
Turma 3ª 03

8 comentários:

  1. Patrick Ramos disse...:

    Nós escolhemos este tema porque estamos passando por esta fase atualmente,de escolhas e duvidas então conversar com essas pessoas e saber mais sobre o que outras pessoas acham nos ajudou muito mesmo no que pretendemos seguir.

  1. Gustavo Kuhn Neto disse...:

    Obrigado pelo comentário, realmente hoje em dia é fundamental estar se atualizando a todo instante para o mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido e exigente. Queria agradecer ao professor Reginaldo que nos ajudou bastante na elaboração do texto.

  1. Anônimo disse...:

    Por que ao invés do PROFESSOR elaborar o texto vocês não vão em busca, tentem ao menos elaborar uma redação com seus próprios argumentos. As palavras ditas no texto são as mesmas que o professor Reginaldo de português utiliza em seu cotidiano, afinal não é sempre que ele estará por perto!

  1. Anônimo disse...:

    A maioria dos jovens hoje em dia pretende arrumar um emprego para não depender mas dos pais , pra ter seu próprio dinheiro e poder comprar o que deseja , muitos querem fazer faculdade , pra ter um bom salário e com isso uma vida melhor , no meu caso espero que eu consiga passar na faculdade e assim me especializar no meu trabalho pra ser ainda mais valorizada , quero ter uma vida boa pra continuar ajudando minha família e poder viajar muito conhecendo todo os lugares que eu quero !

    Dayane L. Eger 3°03

  1. Patrick Ramos. disse...:

    Amigo anônimo provavelmente você não nos conhece nem um pouco,nós temos sim a capacidade de escrever uma reportagem como aquela e você como deve conhecer o professor sabe que ele nunca escreveria ou faria o trabalho de ninguém,ele nos ajudou sim e muito,mas só AJUDOU e nunca escreveu nenhuma palavra acima,então procure entender melhor que alguns alunos tem sim capacidade suficiente para escrever um bom texto, ou no caso,uma boa reportagem e mesmo assim,obrigado pela crítica não construtiva e pelo comentário.

  1. Gustavo Kuhnen disse...:

    Se as palavras usadas são as que o professor Reginaldo usa em seu cotidiano, isso mostra que conseguimos durante alguns meses desse ano absorver um pouco do seu grande conhecimento da língua portuguesa, acho que em vez de julgar os outros você deveria tentar conhecê-los primeiro, mesmo assim obrigado pela crítica, isso mostra que nosso texto chamou a atenção, obrigado também ao professor Reginaldo por nos conceder um assunto do nosso interesse para produzir o texto.

  1. Anônimo disse...:

    obrigado pelo texto

  1. Maria Eduarda Meurer : Rayana da Luz Sousa
    Não importa se a escola é publica ou particular.. Quem faz a escola ser boa são os professores e os alunos. Com isso vimos que as escolas podem ser diferentes no modo de ensinar,mas o estudo é igual.A única coisa que muda é que o modo de ensinar é diferente.

Postar um comentário