Não nos foi permitida a entrada no laboratório de ciências, por isso fizemos esta foto da porta da sala fechada para informar que o laboratório realmente não é aproveitado por alunos ou professores. |
Segundo o professor Wagner Floriano, o “laboratório de ciências não costuma ser usado porque precisa de um professor exclusivo para tal finalidade, além disso, não possui recursos suficientes para seu funcionamento”. De acordo com o professor Francisco Sodré, o laboratório não tem curador, que é a pessoa responsável pela sua manutenção e o professor de sala de aula não tem condição de fazer isso, já que sai de uma aula e vai para outra sem intervalo. Ainda segundo o professor Francisco, são apenas duas aulas por semana e o número de alunos excede a capacidade do laboratório. O professor Jackson acrescenta que os professores também não utilizam a sala pela periculosidade do local, por não ter manutenção. A representante da direção, professora Rosângela também destaca a falta de “um professor adaptado para aquela área, para auxiliar o professor da matéria”. De acordo com Andresa, os professores das disciplinas que poderiam se utilizar do laboratório têm uma carga horária de trabalho elevada para poderem receber um salário digno não sobrando tempo para preparar aulas e corrigir provas e trabalhos. Então fica difícil preparar aulas praticas que exigem muito tempo, sem falar na falta de materiais no laboratório.
O professor Jackson também defende que há necessidade de “um técnico de laboratório para auxiliar nas aulas, manipulando os materiais”. Essa necessidade também é reconhecida pela professora Rosângela, da direção, além de novos materiais para esse local. Os mesmos salientam que já foi elaborado um projeto e enviado à Secretaria de Estadual de Educação para que a escola tenha um técnico ou professor disponível para esse departamento para auxiliar professores e alunos, mas até o mês de outubro de 2012, ainda não havia obtido nenhuma resposta. Enquanto isso, o laboratório de ciências da Escola Maria da Glória não tem sido usado adequadamente por seus professores e alunos.
Quem sabe vendo isso o governo tome vergonha e contrate uma pessoa capacitada para manter aberto e útil para que alunos e professores posam utilizar.