Marcadores:

Um laboratório para as moscas?

Reportagem


Há aproximadamente 20 anos que existe o laboratório de ciências na Escola Professora Maria da Glória, em Biguaçu. Foi montado para trabalhar com as disciplinas de: química, biologia, física e matemática. Na maior parte desse tempo não foi usado a serviço dos professores e alunos, conforme se esperava que acontecesse quando esse departamento foi montado.

Não nos foi permitida a entrada no laboratório de 
ciências, por isso fizemos esta foto da porta da sala 
fechada para informar que o laboratório realmente 
não é aproveitado por alunos ou professores.
Para descobrirmos por que o laboratório de ciências não é utilizado pelos professores e alunos, entrevistamos alguns educadores dessas áreas e uma representante da direção da escola. De acordo com o professor de física, Wagner Floriano, o laboratório de ciências é importante porque ajuda os alunos a praticarem o que é ensinado na sala de aula, não ficando apenas na teoria. O professor de biologia, Francisco Sodré, acrescenta ainda que “existem determinados conceitos que precisam de experimentação prática, para poderem ser melhor entendidos e o laboratório é essencial para isso”. O auxiliar da coordenação pedagógica, Jackson Ávila, defende também que “é de suma importância para que os alunos passem a vivenciar na prática, a teoria estudada em sala de aula”. A representante da direção, professora Rosângela dos Santos também concorda que o laboratório é importante para que se adquira a prática e os estudos não fique somente a teoria. De acordo com a professora de biologia, Andresa, o laboratório é importante, pois facilita o aprendizado, uma vez que os alunos vivenciam os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas”. Ainda segunda ela, “somente neste tipo de aula os alunos utilizam os materiais, manuseiam equipamentos, presenciam fenômenos e organismos que podem ser observados a olho nu ou com a ajuda de microscópiosOutro ponto levantado é quenas aulas práticas, os alunos avaliam resultados, testam experimentos e, assim, exercitam o raciocínio, solucionam problemas e são estimulados ao desafio. 

Segundo o professor Wagner Floriano, o “laboratório de ciências não costuma ser usado porque precisa de um professor exclusivo para tal finalidade, além disso, não possui recursos suficientes para seu funcionamento”. De acordo com o professor Francisco Sodré, o laboratório não tem curador, que é a pessoa responsável pela sua manutenção e o professor de sala de aula não tem condição de fazer isso, já que sai de uma aula e vai para outra sem intervalo. Ainda segundo o professor Francisco, são apenas duas aulas por semana e o número de alunos excede a capacidade do laboratório. O professor Jackson acrescenta que os professores também não utilizam a sala pela periculosidade do local, por não ter manutenção. A representante da direção, professora Rosângela também destaca a falta de “um professor adaptado para aquela área, para auxiliar o professor da matéria”. De acordo com Andresa, os professores das disciplinas que poderiam se utilizar do laboratório têm uma carga horária de trabalho elevada para poderem receber um salário digno não sobrando tempo para preparar aulas e corrigir provas e trabalhos. Então fica difícil preparar aulas praticas que exigem muito tempo, sem falar na falta de materiais no laboratório.

Na visão do professor Francisco Sodré, é necessário que esse departamento tenha um responsável que cuide da manutenção do mesmo, além de precisar de mais aulas para que o professor possa organizar as visitas dos alunos ao laboratório. Segundo o professor Wagner, esse departamento necessita “de novos equipamentos” e de capacitação dos profissionais através de investimentos do governo, para que os alunos sejam beneficiados e o aprendizado se torne mais eficaz. Para a professora Andresa, é necessário "que o governo cumpra a sua própria Instrução Normativa/SED nº 10/2011/2012, no item 12.2, que estabelece que toda escola possua um laboratório de Química, Física, Biologia e Matemática e disponibilize um professor orientador de laboratório, com licenciatura na disciplina/área, com carga horária de 20 horas para cada turno de funcionamento da escola", isto é, 40 horas no diurno e 20 horas no noturno.

O professor Jackson também defende que há necessidade de “um técnico de laboratório para auxiliar nas aulas, manipulando os materiais”. Essa necessidade também é reconhecida pela professora Rosângela, da direção, além de novos materiais para esse local. Os mesmos salientam que já foi elaborado um projeto e enviado à Secretaria de Estadual de Educação para que a escola tenha um técnico ou professor disponível para esse departamento para auxiliar professores e alunos, mas até o mês de outubro de 2012, ainda não havia obtido nenhuma resposta. Enquanto isso, o laboratório de ciências da Escola Maria da Glória não tem sido usado adequadamente por seus professores e alunos.

Jéferson Lauro de Aquino
Jonas Schmitt
Juliano André Cardoso Silva
Mayara de Lima Barbosa
Turma 3ª 01

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Quem sabe vendo isso o governo tome vergonha e contrate uma pessoa capacitada para manter aberto e útil para que alunos e professores posam utilizar.

  1. Anônimo disse...:

    A matéria estava muito bem feita, parabéns aos alunos que escreveram,e continuem mostrando o que se passa com a escola por dentro pois são vocês alunos que convivem com seu espaço diariamente,que sabe vendo isso o governo tome vergonha e resolva os problemas.

  1. Anônimo disse...:

    E agora, em quem colocar a culpa?
    Não adianta só xingar o governo. A situação pede manifestos, tanto por parte dos alunos como professores e, acima de tudo da direção que deverá fazer a frente em meio essa precária situação onde quem perde são os alunos, ocasionando desânimo já que as aulas no seu geral não passam de teorias, com exceção do professor Wagner Floriano, professor de Física que de alguma forma tenta fazer aulas práticas na própria sala de aula, já que não outros recursos.

    Kellyn Martins, 3ª1

  1. Anônimo disse...:

    É uma coisa importante e essencial para os alunos,o governo deveria ficar mais atento a esse tipo de coisa.

  1. Anônimo disse...:

    As aulas praticas são tão importantes como as aulas teóricas, e quem perde com essa falta de responsabilidade é os alunos, o governo deveria tomar alguma atitude sobre isso. Tem professores que tentam optar por trazer materiais em sala e fazer a aula pratica ali mesmo, como é o caso dos professores Wagner e Andresa que leva os alunos para fazer expedições.Pois aulas teóricas nem sempre solucionam a curiosidade dos alunos e com o laboratório,essas curiosidades poderiam ser solucionadas e além disso,a matéria poderia ser melhor fixada por nós alunos.

    Wagner Faria 3ª2

Postar um comentário