Marcadores:

O (des)interesse dos jovens pela leitura

Reportagem

O interesse dos alunos pela leitura é um tema muito discutido na atualidade. Com o tamanho avanço da tecnologia, isso pode ter afetado ainda mais o gosto de crianças e adolescentes que já são criados em locais com facilidade de acesso a jogos e redes sociais como FacebookTwitter e tantas outras atividades disponíveis na internet. Essas alternativas de entretenimento podem fazer com que a leitura não seja vista mais como algo tão importante. 

Mostruário dos últimos livros e revistas
adquiridos pela biblioteca da Escola Maria da Glória.
Fotos: Equipe da reportagem
Entretanto, é importante destacar que nem tudo está perdido quando o assunto é leitura. De acordo com a professora Leidmére Goudel, bibliotecária da Escola Maria da Glória, em Biguaçu, SC, “o interesse dos alunos vem aumentando gradativamente nos últimos anos devido a aquisição de novos livros para a biblioteca, muitos deles solicitados pelos próprios alunos”. Para a professora Rosângela dos Santos, assessora da direção, “o interesse dos alunos (...) já esteve pior, comparada anteriormente, porém precisa de aperfeiçoamento na parte da biblioteca com mais livros e interesse pelo os alunos”. Como afirma o aluno Cláudio Disner, da turma 2ª 01, “o interesse dos alunos é por vontade própria. A leitura desenvolve o intelecto, melhora a escrita, vocabulário, adquire conhecimentos, despertando a imaginação”. Declaração essa que também é confirmada pela aluna Bruna Ramos da Silva, da 3ª 01. Apesar do baixo número de leitores em nossas escolas, “ainda há uma luz no fim do túnel”. 

Parte da estrutura e acervo da
biblioteca do Maria da Glória
De que maneira pode-se aumentar a prática da leitura entre os jovens e adolescentes? Na avaliação da professora Mírian Livramento, coordenadora pedagógica do Maria da Glória, “o interesse dos alunos pela leitura tem que ser incentivado desde a infância, não de maneira obrigatória (...). Tem que ter mais iniciativa, partindo não somente do professor, mas também do aluno”. A literatura deve de ser um instrumento de desenvolvimento psicológico, envolvendo o processo criativo e imaginário. 

Quanto à estrutura da biblioteca local, a professora Mírian afirma que é bem organizada, em relação á outras bibliotecas da região, informação confirmada pela professora Rosângela, que ressalta que está bem em relação a anos anteriores. Já os alunos entrevistados acham o acervo da biblioteca da escola apenas regular devido à falta de livros atualizados de acordo com o interesse dos estudantes. Muitos deles afirmam que visitam a biblioteca com freqüência, porém há falhas na coordenação do colégio que não põem em prática tais projetos que anos atrás eram colocados e hoje está deixando a desejar.

Alunas fazendo leitura na biblioteca
nos intervalos das aulas
Segundo alguns professores entrevistados, a leitura, para se tornar prazerosa, é necessária a incentivação para desencadear a motivação e o gosto por ela, abrindo espaço para a expressão de ideias e formação críticas, contribuindo assim, para desenvolver-se cognitivamente na sua formação como pessoa. Ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. Esta é, sem dúvida, um recurso de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, na formação da personalidade da criança. Para que se efetive esta prática é necessário desenvolver o hábito e o gosto pela leitura.  

Durante esta pesquisa, debatemos sobre esta questão e chegamos à conclusão de que a elaboração de fanzines - trabalho desenvolvido por professor de português do em 2011, na Escola Maria da Glória, aos sábado. Esse projeto, foi algo que movimentou o colégio em todos os turnos em que ele dava aula. Criou-se uma espécie de maratona, sendo que os jurados eram os próprios professores e alguns membros da coordenação e a bibliotecária da escola, professora Leidmére Goudel. Esse projeto, do qual participamos, foi, segundo o nosso ponto de vista, muito produtivo para o incentivo à leitura.


Fotos: Equipe da reportagem
Além do trabalho com fanzines, pensamos também em outras várias possíveis soluções, dentre eles a elaboração de maratonas entre séries em que nós, alunos, para troca de ideias. Organização de uma feira de leitura, onde poderemos ter contato direto com os livros, com o objetivo de despertar o interesse pela leitura, podendo ser ele em forma de teatro com possível caracterização para atrair a atenção de nós alunos e de outros estudantes, além de várias outras possibilidades.


Enfim, é necessário se fazer com que a leitura faça parte de nossa vida, pois ela é fundamental para a nossa compreensão do mundo que nos cerca. Se assim for, poderemos refletir sobre nosso cotidiano, relacionando com as informações encontradas nas leituras, ampliando nossos conhecimentos e tendo subsídios para transformar a realidade em que vivemos no decorrer de nossa vida. 

Bruna Joelma de Souza
Karina Guesser
Kellyn Manes Martins
Monique Virtuoso
Turma 3ª 01






6 comentários:

  1. helen hammes disse...:

    Gostei muito da reportagem. E então resolvi expor minha opinião sobre a biblioteca, a biblioteca colégio Maria da Glória vem melhorando muitos graças a profª Leidemeri, mas pelo que posso perceber a biblioteca tem pouca variedade de livros,e como são três turnos os livros são muito dispultados. Como os alunos da reportagem mencionam os jovens não tem muito habito d ler, porém se alguém exemplo professores motivarem os jovens a ler(não obrigarem) os indicando livros interassantes quem sabe os alunos não criem interesse.

  1. Anônimo disse...:

    A reportagem está muito bem escrita, e o assunto é realmente de total importância. A literatura é importante para a formação do ser humano, e está cada vez mais difícil despertar o interesse dos jovens, que tem acesso a tantas tecnologias. Mas também concordo com o texto, creio que nos últimos anos, até mesmo por um crescimento na literatura dedicada aos adolescentes, a leitura tem se tornado essencial para um maior numero de jovens. A biblioteca da escola oferece uma boa quantidade de obras literárias, além de ser um ótimo local para pesquisas e muito bem organizada.

    Taíse, 303.

  1. Anônimo disse...:

    Um tema muito interessante de se relatar, pois o interesse do aluno pela leitura no colégio Maria da Glória vem melhorando graças a nossa bibliotecária Leidmere,que a cada dia vem se esforçando, buscando, novos livros, novidades para biblioteca, tentando fazer com que os alunos sintam vontade de ler, de ter o interesse de chegar ate a biblioteca e pegar um livro, sentar refletir sobre a leitura. Também e muito interessante os projetos de arrecadação de livro já que a escola não possui condições de comprar todos livros necessários que Leidmere vem fazendo. Acho que essa atitude da parte dela é bem legal como bibliotecária e educadora. Mais o interesse também muitas vezes vem dos alunos de gostarem ou não de leitura, pois quando não gosta pode-se ter a melhor biblioteca do mundo, mais se não ha interesse não adianta, e já quando se gosta e totalmente diferente de um biblioteca pequena incompleta se faz valer a pena. Bruna Souza 3°1

  1. Anônimo disse...:

    Nosso grupo escolheu esse tema, pois o (des)interesse dos alunos pela leitura é um assunto que deveria ser mais discutido no nosso dia-a-dia, tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
    Como a entrevista mostra, o que falta é projetos que incentivem os alunos a leitura e que mostre a sua real importância, pois ela é fundamental para desenvolver o intelecto.


    Karina Guesser, 3ª 01

  1. Anônimo disse...:

    O interesse dos alunos pela leitura no colégio Maria Da Gloria, vem aumentando.
    Projetos feitos pela bibliotecária Ledmére vem nos ajudando muito, pois, vem buscando melhorias, sendo com que auxilia na contribuição de interesse, pois bons livros acabam fazendo com os alunos venham ate a biblioteca usar os livros, tanto para leitura, quanto para pesquisas. Também faz projetos de arrecadação de livros. Já que a escola não possui condições de comprar todos que os alunos desejam ler. Acho muito legal da parte dela fazer isso.
    Monique Virtuoso 3°1

  1. Leidmere disse...:

    Inicialmente gostaria de parabenizar a reportagem, cuja pesquisa para elaboração da mesma, incluiu entrevista com vários alunos e funcionários da escola. A leitura nos beneficia de inúmeras maneiras, melhorando a concentração, a escrita e principalmente ampliando o conhecimento.

Postar um comentário