Marcadores:

O que os jovens do Maria da Glória pensam sobre seu futuro profissional

Aluno Vitor C. Córdova / Foto: Letícia Amaral Anselmo
A dúvida sobre o que fazer após terminar o colegial é sempre presente em todos os jovens que estão completando o ensino médio. Pensando nisso, estudantes do 1° ano do EMI (Ensino Médio Inovador) coletaram dados sobre esta questão na própria Escola Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, em Biguaçu, SC, com alunos de 2° e 3° anos, entre os meses de outubro e novembro de 2017.
Alguns alunos ainda não sabem o que fazer da vida, mas isso não é um problema"

Para o aluno Mateus Pauli, do 3° ano, turma 301, o seu maior medo é que tudo o que ele planeja no momento não venha dar certo no futuro. O depoimento do estudante é uma amostra do que grande parte dos entrevistados sente, que é a preocupação de que seus sonhos não se tornem realidade.

Colhidos estes dados com os alunos, segue abaixo um gráfico representando os grupos de alunos que, num futuro próximo, gostariam de estar fazendo uma faculdade, trabalhando ou conciliando os dois.

Gráfico 1: O que os jovens do Maria da Glória pensam sobre seu futuro profissional.

No gráfico, vemos bem representado o número de alunos que desejam estudar e trabalhar. Sabemos que isso não é nada fácil hoje em dia, pois temos diversos cursos que dependem de uma entrega total ao estudo ou um trabalho, que também necessita de muita atenção. Mas, o que se pode desejar a esses jovens mais do que “boa sorte”? Até porque chegará a nossa vez de dar adeus ao ensino médio, aumentar nossos horizontes e pensar mais alto em nossa faculdade e/ou trabalho.

Quando o formando está lá na sua colação de grau, segurando deu diploma, deve estar pensando qual será a faculdade que fará, ou que caminho seguir. Se irá se arrepender depois ou não, entre milhões de outras coisas. Mas é este detalhe que faz a diferença. Isso prova que somos humanos, que também temos medos e preocupações assim como os adultos, que muitas vezes nos rebaixam com suas frases nada motivadoras, como: “Ah, mas você não faz nada além de estudar” e muitas vezes se esquecem de como é ser estudante, seja de ensino fundamental, médio ou superior.

É claro que vemos alguns alunos que ainda não sabem o que fazer da vida, mas isso não é um problema. Uma hora certamente conseguirão encontrar uma carreira que se identifica e conseguirá, enfim, cumprir com seus objetivos. Para melhor visualizar o que nossos caros jovens pensam sobre seu futuro profissional, apresentamos no gráfico abaixo os dados coletados na pesquisa.

Gráfico 2: Áreas profissionais em que alguns alunos do Maria da Glória pretendem atuar.

E aí, o que você quer seguir quando terminar o colegial? Se identificou com algum jovem? Está indeciso? Então, relaxa, uma hora você acha uma carreira que deseja seguir. Até porque a ansiedade é algo que está presente dentro dos nossos dias.

Letícia Amaral Anselmo
Vitor Castilho Córdova
Iasmim Schwaikardt
Amanda Cristina Ullrich
Helen Carine Rodrigues da Silva
1º Ano - Ensino Médio Inovador

Professor-orientador:
Reginaldo Amorim de Carvalho

Escola Maria da Glória

0 comentários:

Postar um comentário