Marcadores:

Que estilos musicais os alunos do Maria da Glória curtem?

Aluno ouvindo música na Escola Maria da Glória. Foto: Leonardo Alves

A música está presente na vida de quase todas as pessoas desde muito tempo atrás. Ao longo da História, podemos identificar manifestações musicais nas mais diversas culturas. Além de ser usada para se divertir, dançar e para outras utilidades, essa arte é também uma forma de expressar sentimentos. Isso não poderia ser diferente na vida dos adolescentes na atualidade.

"A Rádio Fala Maria toca músicasde todos os tipos, diariamente, a pedido dos alunos".

As músicas independentes de grandes gravadoras, conhecidas como indie, vêm ocupando um espaço muito significativo entre os jovens. Suas letras, que muitas vezes retratam diversas situações, atraem o público para apreciar esse estilo.

pop coreano, também conhecido como K-Pop, é outra grande influência dentro do mercado musical e só tende a crescer seu público entre os jovens brasileiros. Com fã-clubes gigantescos, os ouvintes estão em todos os lugares e apreciam não só a música, mas também o figurino, performance e a aparência dos artistas.


Numa pesquisa de campo realizada com alunos da Escola de Ensino Médio Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, em Biguaçu, SC, foram identificados diferentes estilos musicais que são apreciados pelos alunos, desde o funk ao rock, os quais estão presentes no dia a dia desses jovens. Podemos ter como base a Rádio Fala Maria, que é um projeto que foi implantado na escola há mais de quatro anos, onde toca músicas de todos os tipos diariamente a pedido dos alunos. No gráfico abaixo, apresentamos mais detalhes dos estilos musicais curtidos pelos jovens que foram pesquisados.

Estilos musicais curtidos pelos alunos da Escola Maria da Glória
Gráfico elaborado com a cooperação da aluna Letícia Amaral Anselmo
Como podemos observar no gráfico acima, por ser um ritmo dançante ou até mesmo pelas letras, que em grande parte são apelativas ao sexo e às drogas, o funk ainda é uma das maiores preferências dos jovens atualmente.

Leonardo Alves 
Lucas Marques de Lima
Juliana Salomé Vigovea Dutra de Arraes
Cândido João de Aquino Neto
Édio Mendes Júnior
1º Ano - Ensino Médio Inovador

Professor-orientador:
Reginaldo Amorim de Carvalho

Escola Maria da Glória

Marcadores:

Os memes e sua influências sobre os jovens


Resultado de imagem para varios memes juntos
Qualquer coisa que possa ser aprendida e transmitida enquanto unidade autônoma é um meme. Gírias são memes, o modo como nos vestimos etc. O termo “meme” foi cunhado por Richard Dawkins em 1976 no seu best-seller “O Gene Egoísta”, e vem da palavra grega “mineme” (que significa “algo que é imitado”). Termo bastante conhecido e usado na internet, referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música etc., que se espalham entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Meme produzido pela própria aluna
Dhaniela T. da Silva

Observa-se que entre os jovens e adolescentes, ainda são poucos os que não têm conhecimento dos memes, pois se trata de uma mídia bastante interessante devido o seu modo engraçado ou cômico como são apresentados, além de proporcionar um modo de ensino diversificado e comum para um tempo mais atual em que os alunos vivem.

Através de algumas entrevistas podemos perceber que os memes são tratados também como uma forma didática para ensinamentos dos alunos de forma mais lúdica e divertida sobre o conteúdo um pouco mais difícil de interpretação. "É interessante para que os alunos se interessem pelo conteúdo de  forma lúdica", afirma o professor de português, Sebastião Sagás.

Baseado em entrevistas realizadas com alunos da Escola de Ensino Médio Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, em Biguaçu, SC, no mês de novembro de 2017, conseguimos montar os seguintes gráficos a partir de respostas positivas e negativas. 

Gráfico 1



Gráfico 2

A partir dos gráficos também podemos perceber como as pessoas apreciam os memes. Nas entrevistas, foram poucos que afirmaram que não conheciam ou não gostavam dessa mídia. Muitos dos jovens pesquisados veem os memes como uma nova forma de ensino, que acontece de maneira lúdica. Por isso, sempre é bem vindo para auxiliar o aprendizado de modo mais facilitado para o aluno. 



Para quem deseja conhecer mais sobre esta forma lúdica e, ao mesmo tempo, satírica de ver o mundo,  indicamos a principal fonte dos memes que é o South América Memes, que disponibiliza uma página do Facebook e outra no YouTube

Dhaniela T. da Silva
Franclin V. Nonnemacher
Gabriel L. Silva
Henrique A. Pereira
Messias A. da Silva
1º Ano - Ensino Médio Inovador

Escola Maria da Glória

Marcadores:

O que os jovens do Maria da Glória pensam sobre seu futuro profissional

Aluno Vitor C. Córdova / Foto: Letícia Amaral Anselmo
A dúvida sobre o que fazer após terminar o colegial é sempre presente em todos os jovens que estão completando o ensino médio. Pensando nisso, estudantes do 1° ano do EMI (Ensino Médio Inovador) coletaram dados sobre esta questão na própria Escola Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, em Biguaçu, SC, com alunos de 2° e 3° anos, entre os meses de outubro e novembro de 2017.
Alguns alunos ainda não sabem o que fazer da vida, mas isso não é um problema"

Para o aluno Mateus Pauli, do 3° ano, turma 301, o seu maior medo é que tudo o que ele planeja no momento não venha dar certo no futuro. O depoimento do estudante é uma amostra do que grande parte dos entrevistados sente, que é a preocupação de que seus sonhos não se tornem realidade.

Colhidos estes dados com os alunos, segue abaixo um gráfico representando os grupos de alunos que, num futuro próximo, gostariam de estar fazendo uma faculdade, trabalhando ou conciliando os dois.

Gráfico 1: O que os jovens do Maria da Glória pensam sobre seu futuro profissional.

No gráfico, vemos bem representado o número de alunos que desejam estudar e trabalhar. Sabemos que isso não é nada fácil hoje em dia, pois temos diversos cursos que dependem de uma entrega total ao estudo ou um trabalho, que também necessita de muita atenção. Mas, o que se pode desejar a esses jovens mais do que “boa sorte”? Até porque chegará a nossa vez de dar adeus ao ensino médio, aumentar nossos horizontes e pensar mais alto em nossa faculdade e/ou trabalho.

Quando o formando está lá na sua colação de grau, segurando deu diploma, deve estar pensando qual será a faculdade que fará, ou que caminho seguir. Se irá se arrepender depois ou não, entre milhões de outras coisas. Mas é este detalhe que faz a diferença. Isso prova que somos humanos, que também temos medos e preocupações assim como os adultos, que muitas vezes nos rebaixam com suas frases nada motivadoras, como: “Ah, mas você não faz nada além de estudar” e muitas vezes se esquecem de como é ser estudante, seja de ensino fundamental, médio ou superior.

É claro que vemos alguns alunos que ainda não sabem o que fazer da vida, mas isso não é um problema. Uma hora certamente conseguirão encontrar uma carreira que se identifica e conseguirá, enfim, cumprir com seus objetivos. Para melhor visualizar o que nossos caros jovens pensam sobre seu futuro profissional, apresentamos no gráfico abaixo os dados coletados na pesquisa.

Gráfico 2: Áreas profissionais em que alguns alunos do Maria da Glória pretendem atuar.

E aí, o que você quer seguir quando terminar o colegial? Se identificou com algum jovem? Está indeciso? Então, relaxa, uma hora você acha uma carreira que deseja seguir. Até porque a ansiedade é algo que está presente dentro dos nossos dias.

Letícia Amaral Anselmo
Vitor Castilho Córdova
Iasmim Schwaikardt
Amanda Cristina Ullrich
Helen Carine Rodrigues da Silva
1º Ano - Ensino Médio Inovador

Professor-orientador:
Reginaldo Amorim de Carvalho

Escola Maria da Glória

Marcadores:

O que os alunos do Maria da Glória fazem durante as aulas vagas

Momento de aula vaga na Escola Maria da Glória
Fotos: Adson Robert Oliveira Ferreira

No último mês de novembro de 2017, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do turno matutino na Escola de Ensino Médio Professora Maria da Glória, em Biguaçu. Na ocasião, foram feitas as seguintes perguntas: primeira: “O que você faz durante as aulas vagas?”; segunda: “O que poderia ser feito para evitar esse tempo perdido? Ou seja, o que poderia haver na escola para os alunos fazerem durante as aulas vagas?” e; terceira: “De que maneira o problema da falta de aula pode atrapalhar o seu aprendizado?”


"A falta de aula na escola atrapalha no aprendizado e dificulta para quem precisa de notas para passar de ano”.

Com a realização dessa pesquisa, por incrível que pareça, foi identificado que muito dos entrevistados não fazem o uso do celular nas aulas vagas. A maioria dos alunos preferem ficar com os amigos ou namorando, jogar truco e ajudar os professores em projetos realizados na escola, entre outras atividades. No gráfico abaixo, são apresentadas informações mais detalhadas sobre esta questão.


Gráfico elaborado com a ajuda da aluna Letícia Amaral Anselmo

Já em relação ao que poderia ser feito durante as aulas vagas, a maioria dos alunos pesquisados gostaria que o ginásio ficasse aberto para praticarem exercícios, jogarem futsal, vôlei ou praticarem outras atividades. É importante destacar que há também adolescentes que preferem aulas extra-curriculares nesses momentos vagos como uma alternativa para aumentar os seus conhecimentos.



Para os alunos que participaram da pesquisa, essa falta de aula na escola atrapalha muito no aprendizado e dificulta para quem precisa de notas para passar de ano, já que não existe mais recuperação final.

Adson Robert Oliveira Ferreira
Kauê Leonel Nascimento
Lyandra Miguel Felippe
Marjorie da Silva Spinoza-Moya
Otávio Pedro dos Santos 
Ryan Kauê de Assis da Silva
1º Ano - Ensino Médio Inovador

Professor-orientador:

Reginaldo Amorim de Carvalho

Escola Maria da Glória